Carta aos leitores

Capa da revista
Capa da CULTURA!Brasileiros. Foto: Rachel Costa Guedes


Se essa crise é produto de um golpe – e de um golpe que sintomaticamente atropelou a cultura num de seus primeiros atos –, o entusiasmo da criação ganha também a força da resistência. Assim nasce a CULTURA!Brasileiros.

Tudo a ver com a Brasileiros, que há nove anos promove uma reflexão profunda sobre o País. E com a ARTE!Brasileiros, um sucesso editorial que, de cinco anos para cá, vem retratando, com autoridade e originalidade, o universo múltiplo das artes plásticas.

Alguns talvez achem que a criação de CULTURA!Brasileiros é uma ousadia num momento em que a grande maioria está recuan-do. Para nós, no entanto, o momento deve ser exatamente esse: se tentam nos acuar, avançamos. Com um olhar progressista, que propõe mudanças de perspectiva num cenário de afunilamentos e restrições, vamos, sim, falar mais de cinema, literatura, televisão, mídias digitais, teatro, dança, música e tudo o mais que reflita a memória e o tempo do povo brasileiro. Vamos, sim, ecoar o canto de artistas e produtores de cultura nas muitas ocupações Brasil afora. Vamos defender o papel do estado na cultura, assim como aplaudir iniciativas do setor privado – como o Prêmio Montblanc de La Culture Arts Patronage, que estreia no Brasil. Pois não é exagero dizer: um país sem cultura é um país sem vida.

Daniel Benevides, redator-chefe da CULTURA!Brasileiros. Foto: Érika Garrido
Daniel Benevides, redator-chefe da CULTURA!Brasileiros. Foto: Érika Garrido

Daí a velocidade febril com que surgiu este primeiro número. Sem hesitar, nos lançamos ao desafio de criar este gesto de resistência em 74 páginas. Foram duas semanas de correria, com toda a equipe pensando, escrevendo, desenhando, editando, fotografando, revisando com dedicação total. Para o especial sobre o Grande Sertão:
Veredas, por exemplo, o diretor de redação de Brasileiros e fotógrafo, Hélio Campos Mello, dirigiu mais de dois mil quilômetros em busca dos cenários reais da obra-prima de Guimarães Rosa. O editor e repórter Marcelo Pinheiro gravou horas e horas de entrevistas com antigos e novos DJs para nos contar a história fascinante dos bailes black de São Paulo. A designer Renata Buono usou de toda sua experiência e inventividade para criar o projeto gráfico, com a ajuda do incansável Enelito Cruz. Sobrevoando tudo, a energia e o poder conceitual de Patricia Rousseaux.

Agora é com você, leitora, leitor. Leia, aproveite, critique, sugira, faça acontecer. Não poderíamos estar mais felizes e orgulhosos.

Serviço

A partir de junho, a revista CULTURA!Brasilerios passa a circular nas bancas e livrarias de todo País junto da Brasileiros. Por R$ 12,90, o leitor levará as duas revistas para casa. CULTURA!Brasileiros já está nas bancas de São Paulo e, nos próximos dias, em todo Brasil.


Comentários

Uma resposta para “Carta aos leitores”

  1. Avatar de Marilaine Guadalajara
    Marilaine Guadalajara

    Parabéns para toda a equipe! Esta é a hora e o nome de vocês também ficará na história. Bela iniciativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.