Se essa crise é produto de um golpe – e de um golpe que sintomaticamente atropelou a cultura num de seus primeiros atos –, o entusiasmo da criação ganha também a força da resistência. Assim nasce a CULTURA!Brasileiros.
Tudo a ver com a Brasileiros, que há nove anos promove uma reflexão profunda sobre o País. E com a ARTE!Brasileiros, um sucesso editorial que, de cinco anos para cá, vem retratando, com autoridade e originalidade, o universo múltiplo das artes plásticas.
Alguns talvez achem que a criação de CULTURA!Brasileiros é uma ousadia num momento em que a grande maioria está recuan-do. Para nós, no entanto, o momento deve ser exatamente esse: se tentam nos acuar, avançamos. Com um olhar progressista, que propõe mudanças de perspectiva num cenário de afunilamentos e restrições, vamos, sim, falar mais de cinema, literatura, televisão, mídias digitais, teatro, dança, música e tudo o mais que reflita a memória e o tempo do povo brasileiro. Vamos, sim, ecoar o canto de artistas e produtores de cultura nas muitas ocupações Brasil afora. Vamos defender o papel do estado na cultura, assim como aplaudir iniciativas do setor privado – como o Prêmio Montblanc de La Culture Arts Patronage, que estreia no Brasil. Pois não é exagero dizer: um país sem cultura é um país sem vida.
Daí a velocidade febril com que surgiu este primeiro número. Sem hesitar, nos lançamos ao desafio de criar este gesto de resistência em 74 páginas. Foram duas semanas de correria, com toda a equipe pensando, escrevendo, desenhando, editando, fotografando, revisando com dedicação total. Para o especial sobre o Grande Sertão:
Veredas, por exemplo, o diretor de redação de Brasileiros e fotógrafo, Hélio Campos Mello, dirigiu mais de dois mil quilômetros em busca dos cenários reais da obra-prima de Guimarães Rosa. O editor e repórter Marcelo Pinheiro gravou horas e horas de entrevistas com antigos e novos DJs para nos contar a história fascinante dos bailes black de São Paulo. A designer Renata Buono usou de toda sua experiência e inventividade para criar o projeto gráfico, com a ajuda do incansável Enelito Cruz. Sobrevoando tudo, a energia e o poder conceitual de Patricia Rousseaux.
Agora é com você, leitora, leitor. Leia, aproveite, critique, sugira, faça acontecer. Não poderíamos estar mais felizes e orgulhosos.
Serviço
A partir de junho, a revista CULTURA!Brasilerios passa a circular nas bancas e livrarias de todo País junto da Brasileiros. Por R$ 12,90, o leitor levará as duas revistas para casa. CULTURA!Brasileiros já está nas bancas de São Paulo e, nos próximos dias, em todo Brasil.
Deixe um comentário