Uma representação do ex-líder indiano Mahatma Gandhi usada por uma marca de cerveja norte-americana gerou polêmica nos Estados Unidos e na Índia na última semana.
Chamada Gandhi-Bot e produzida pela empresa New England Brewing, a bebida tem como logo um desenho estilizado que mostra o ex-ativista como um robô. No entanto, a ilustração não foi bem recebida pelos indianos, que avaliam que a cerveja é um “insulto a Gandhi”.
Tushar Gandhi, sobrinho-neto do ex-líder, afirmou que ele “se aborrecia com o consumo de bebidas alcoólicas”. Além disso, um advogado da Índia apresentou uma petição na Justiça local argumentando que a associação da imagem de Gandhi a uma marca de cerveja é “condenável” e deve ser punida pelas leis do país.
Os criadores do rótulo – que já existe há cinco anos, mas só foi divulgado pouco tempo atrás – pediram desculpas em sua página no Facebook. “A nossa intenção não é ofender ninguém, mas sim fazer uma homenagem e celebrar um homem que respeitamos muito”, escreveram.
Contudo, a fabricante da bebida, descrita como “completamente vegetariana” e uma “ajuda ideal para a auto-purificação e a procura da verdade e do amor”, não tem nenhuma intenção de alterar a imagem do produto.
Deixe um comentário