1 – Psycho (1960)
Direção: Alfred Hitchcock
Não poderíamos falar de serial killers e não falar desse brilhante filme, não é mesmo? Ele foi eleito pela Entretainment Weekly o melhor filme de terror de todos os tempos e o 11º melhor entre todos os gêneros. Algumas curiosidades: para fazer o sangue da cena do chuveiro, Hitchcock usou calda de chocolate, além disso, o som que ouvimos quando a faca é enfiada no corpo da protagonista é o som de uma faca entrando em um melão. Última: o filme foi todo filmado em preto e branco porque o diretor achou que cores deixariam o longa muita ensanguentado (esse truque também foi usado por Quentin Tarantino 43 anos depois em Kill Bill).
2 – O colecionador (1965)
Direção: William Wyler
O longa se baseia no livro homônimo de John Fowels que, segundo relatos, inspirou muitos serial killers pelo mundo. A polícia norte-americana encontrou cópias do livro com pelo menos quatro assassinos que cometeram crimes parecidos com o de Freddie Clegg, personagem central do filme. Ele é um homem tímido, ridicularizado pelos amigos por colecionar borboletas, que trabalha em uma prefeitura. Até que ele ganha na loteria e começa a planejar o sequestro de uma jovem estudante de arte. O longa gira em torno da relação entre os dois, desde de ela dominar ele em todos os sentidos (menos o de ser prisioneira) até sua relação amorosa.
3 – Seven (1995)
Direção: David Fincher
Com Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey no elenco, este filme conta história de dois policiais (o jovem que passou cinco anos tratando de homicídios e o mais velho que está prestes a reformar-se) encarregados de investigar um serial killer que mata baseado nos sete pecados capitais. Este foi um dos filmes que impulsionou a carreira de Fincher, diretor de Clube da Luta, Quarto do Pânico, Zodíaco, Rede Social e Os Homens que Não Amavam as Mulheres.
4 – Zodíaco (2007)
Direção: David Fincher
Sim, mais um do aclamado diretor. Desta vez o elenco é formado por Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo e Robert Downey Jr. O longa conta a história real de um assassino em série conhecido como Zodíaco que atuou em São Francisco na década de 1960 e permanece até hoje um dos mais famosos crimes não resolvidos da cidade. Para criar o filme, o diretor, o roteirista, James Vanderbilt, e o produtor, Brad Fischer, passaram 18 investigando os crimes.
5 – Monster (2003)
Direção: Patty Jenkins
Para encerrar, mais um filme com um grande elenco: Charlize Theron – que recebeu um Oscar, um SAG, um Globo de Ouro e um Urso de Prata por seu papel – e Christina Ricci. Gira em torno de uma ex-prostituta, executada pela morte de sete homens no final da década de 1980, e sua namorada. Theron teve de ganhar 13 quilos, aplicar próteses dentárias e raspar as sobrancelhas para interpretar sua personagem. Finalizando: a palavra fuck e suas variantes são ditas 189 vezes durante o filme.
Deixe um comentário