Estreando a parceria entre a Brasileiros e o Instituto Goethe, um debate com os grupos Rimini Protokoll, Opovoempé e Penetrável Genet acontece na próxima terça-feira (26), em São Paulo, para discutir a ocupação urbana e o uso da cidade através de intervenções artísticas. O evento é o primeiro da série goethe_lab Brasileiros, que promove uma plataforma interdisciplinar para o intercâmbio artístico Brasil-Alemanha.
Os convidados para o debate são autores de dois projetos que estão em cartaz na cidade de São Paulo. O primeiro é Penetrável Genet/ Experiência Araçá, obra de Celso Sim e Anna Ferrari que propõe um percurso dentro do cemitério do Araçá e faz referência aos desaparecidos da ditadura militar. A obra, que integra a 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, gerou polêmica ao ser vandalizada antes a abertura ao público, na madrugada do dia 3 de novembro. Parte da instalação montada dentro do Ossário Geral do cemitério, com monólitos de mármore, foi destruída, o que acabou sendo incorporado pelos artistas.
O segundo projeto é o audio tour teatral “Remote São Paulo”, do coletivo alemão Rimini Protokoll, que apresenta uma versão do projeto Remote X, já realizado em Viena, Berlim, Lisboa, Avignon, entre outras. “Remote São Paulo” constrói um roteiro para um grupo de 50 pessoas, em que aspectos ficcionais se misturam a uma trilha sonora para espaços urbanos como ruas, estacionamentos, igrejas, locais públicos, praças. Com aparelhos de áudio, o público é guiado em uma experiência de imersão e levado a visitar pontos inusitados da cidade.
SERVIÇO
Conversa com os grupos Rimini Protokoll, Opovoempé e Penetrável Genet
Goethe-Institut São Paulo (rua Lisboa, 974 – Pinheiros)
Terça-feira, 26 de novembro de 2013 | 20h
Inscrição gratuita: cultura@saopaulo.goethe.org
Deixe um comentário