Encontro de bienais discute o futuro da arte e das exposições

Bienal de São Paulo Foto: Divulgação
Bienal de São Paulo – Foto: Divulgação

Com a proposta de compartilhar experiências, discutir temáticas da arte contemporânea e estabelecer conexões com a cena local, começará nesta quarta-feira, entre os dia 26 e 30 de novembro, a segunda edição do Fórum Mundial de Bienais, no Auditório do Ibirapuera, que pretende reunir representantes de mais de 100 bienais.

Paralelo a 31ª Bienal de São Paulo, os curadores Charles Esche, Galit Eilat, Nuria Enguita Mayo, Pablo Lafuente e Oren Sagiv também são os responsáveis artísticos do fórum. A programação será composta por palestras, workshops e, para os representantes das bienais, serão organizadas visitas guiadas a instituições culturaisNa abertura (dia 26, quarta-feira), Peter Osborne, diretor do Centro de Pesquisas em Filosofia Europeia Moderna da Universidade de Kingston, em Londres, discursará sobre a natureza da contemporaneidade na arte. Nos dias 27 e 28 serão realizadas quatro mesas temáticas abertas ao público, que serão alternadas com workshops para os representantes de bienais. Nos dias 29 e 30, eles participarão de visitas guiadas a instituições culturais.

O foco principal serão as cidades de Dakar (Senegal), Istambul (Turquia), Jacarta (Indonésia) e São Paulo, mas outras bienais do Hemisfério Sul também serão contempladas. A intenção é refletir a produção e a organização das bienais, assinalando as particularidades das diferentes regiões e de que forma a Bienal de São Paulo se insere neste contexto. Realizado pelo Instituto de Cultura Contemporânea, Fundação Bienal de São Paulo e Bienal Foundation, o evento tem entrada franca. Para inscrever-se, clique aqui.

Fórum Mundial de Bienais N° 2 – Como fazer bienais em tempos contemporâneos
Auditório do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, Portão 2, Parque Ibirapuera – Ibirapuera – São Paulo


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.