O Cine Curtinhas, festival de 13 curta-metragens brasileiros de animação, será neste final de semana, no Itaú Cultural, em São Paulo.
No sábado, às 16h, o primeiro curtinha é Descobrindo Azul, de Danielle Divardin (SP, 2005), que aborda as paisagens do Pantanal e do Mato Grosso. Depois, o dançante Lala – Rock da Amizade, de Ron Russo e Thomate, seguido de Na Cachola – Teste de Palavras, também de Jon Russo, que leva ao imaginário das crianças a importância da memória do ser humano, e deDoce Ballet, de Lina Fridman e Maira Fridman, com a historinha de objetos e comidas que criam vida e dançam deliciosamente.
Ainda no sábado, o público infantil curte Mitos do Mondo: Por Que o Canguru Salta em Duas Patas?, de Andrés Lieban , sobre o mito aborígene e um pouco da cultura australiana; Sapo Xulé – Vento Contra, de Paulo José, que ensina noções de Kung Fu por meiodas aventuras de um sapinho. Para encerrar, Dona Miroca e Seu Cuco Caduco, de Diego Lopese Claudio Bitencourt, cujo título é homônimo à obra infantil de Juciara Rodrigues, que trata da igualdade entre pessoas de diferentes idades.
No domingo (19), novamente a partir das 16h, o Cine Curtinhas começa comAndar de Trem, de Jon Russo, o clipe da canção homônimado grupo de música infantil Angudadá. O segundo curta-metragem é a adaptação de um conto Machado de Assis, escrito em 1870: Miss Dollar, de Ari Nicolosi, Keka Reis e André Bushatsky. Depois é exibido As Pintas do Júnior, de Humberto Avelar, que estimula a criança a enxergar com outros olhos os ambientes de hospitais, postos de saúde ou de consultório médico.
A sessão dominical do Cine Curtinhastem também Bolota & Chumbrega – um guarda-chuva muito especial, de Frederico Pinto, que explora a alegria de viajar a partir da amizade entre uma gatinha, um cachorro e um hamster. O penúltimo curtinha é Um Rio, de Marcelo Bala e Andrea Pesek, que fala sobre poluição nos rios, e, por fim, O Morro da Guerra Eterna, de Mauro D’Addio, sobre lendas e aventuras do garoto Tim e seu fiel cãozinho durante o Natal.
PROGRAMAS E SINOPSES
Programa 1
Dia 18 de julho (sábado), às 16h
Ingressos distribuídos a partir das 14h
Indicado para todas as idades (melhor aproveitado por crianças a partir de 3 anos)
Tempo total:40 min
Sinopses:
Descobrindo o Azul do Céu, de Danielle Divardin
No Pantanal do Mato-Grosso a mamãe arara-azul incentiva o filhote a dar seu primeiro vôo.
Lala – Rock da Amizade, de Jon Russo e Thomate
Foguete se torna um astro do rock e contagia todo mundo com o refrão da amizade.
Na Cachola – Teste de Palavras, de Jon Russo
O Teste das Palavras é um mecanismo que foi implantado dentro do cérebro de todos os seres humanos. Esse teste ajuda as pessoas a encontrar as palavras certas para expressarem suas ideias.
Doce Ballet, de Lina Fridman e Maira Fridman
Quando menos se espera, objetos na sala criam vida e comidas se harmonizam em um delicioso ballet.
Mitos do Mondo: Por Que o Canguru Salta em Duas Patas?, de Andrés Lieban
Baseado numa lenda aborígine australiana, as crianças vão saber porque o canguru salta em duas patas, além de aprender que ele se chama Bora e de conhecer as canções, os instrumentos e a pintura corporal usada pelos aborígenes. Junto com Bora, elas vão participar de uma cerimônia sagrada e secreta dos aborígines, chamada Corroboree.
Sapo Xulé – Vento Contra, de Paulo José
O Sapo Xulé recebe a sua primeira lição de Kung fu e sobe a montanha para treinar. Enquanto isso, um terrível mau cheiro invade a cidade de Sapópolis e Sapo King procura o Mestre Jaboti para ajudá-lo a resolver este mistério.
Dona Miroca e Seu Cuco Caduco, de Diego Lopese Claudio Bitencourt
Imagine um mundo aonde a idade não é sinônimo de diferenças, esse é o universo de Miroca. Baseado na obra homônima de Juciara Rodrigues. Dona Miroca, depois de entrar em pânico porque seu relógio estragou, encontra tempo para reencontrar uma velha amiga e descobrir que a vida pode ser muito gostosa se a gente tiver tempo para os pequenos prazeres que ela nos oferece.
Programa 2
Dia 19 de julho (domingo), às 16h
Ingressos distribuídos a partir das 14h
Indicado para todas as idades (melhor aproveitado por crianças a partir de 3 anos)
Tempo total:40 min
Sinopses:
Andar de Trem, de Jon Russo
Clipe da canção “Andar de Trem” do grupo de música para crianças “Angudadá”.
Antes a rua era um espaço ideal para brincar, hoje os automóveis tomam conta de tudo.
Miss Dollar, de Ari Nicolosi, Keka Reis e André Bushatsky
Uma cadela de estimação sai pelas ruas do Rio de Janeiro dos anos 1960 para encontrar um namorado para sua solitária dona, Margarida. O plano funciona tão bem que dois pretendentes passam a disputar o coração da menina. Adaptação do conto homônimo de Machado de Assis, escrito em 1870.
As Pintas do Júnior, de Humberto Avelar
Como lidar com os temores e sentimentos despertados por aqueles ambientes desconhecidos, esquisitos e até mesmo assustadores encontrados pela criança num hospital, posto de saúde ou consultório médico? Essa é a história de Júnior, suas pintas, sua febre e o seu coração.
Bolota & Chumbrega – um guarda-chuva muito especial, de Frederico Pinto
Os donos de Bolota, Ana e Daniel, prepararam um carreteiro que o deixou salivando, mas que ele não pode experimentar. Percebendo a tristeza do amigo que só come ração, a gata Chumbrega convida o cão e o hamster VonVon para uma aventura: viajar até uma chácara para provar o melhor carreteiro. Para ir até lá, Chumbrega encontra na casa um guarda-chuva, que magicamente voa quando aberto por ela e Bolota juntos. Os três sobrevoam a cidade até chegar ao destino, onde fazem muitas descobertas e novos amigos.
Um Rio, de Marcelo Bala e Andrea Pesek
De forma lúdica e didática, o filme mostra o impacto que um rio pode sofrer com o crescimento de uma grande cidade em sua volta.
O Morro da Guerra Eterna, de Mauro D’Addio
Diz a lenda que todo Natal, exatamente meia-noite, dois exércitos fantasmas voltam do além e se enfrentam no morro de Edgehill. Neste natal o garoto Tim e seu fiel cachorro, resolvem conferir de perto se a lenda é verdade ou lorota!
SERVIÇO – Mostra Cine Curtinhas
Dias 18 e 19 de julho, às 16h
Sala Itaú Cultural
Entrada franca
Ingressos distribuídos a partir das 14h
Deixe um comentário