Festival de Berlim tem recorde de filmes brasileiros

Cena de "Joaquim", filme de Marcelo Gomes. Foto: Divulgação
Cena de “Joaquim”, filme de Marcelo Gomes. Foto: Divulgação

Desde 2008, quando Karim Ainouz apresentou Praia do Futuro, o Brasil não participava da competição principal do Festival de Berlim. Nesta edição, que começa hoje e vai até domingo (12), o País volta não só a integrar a mostra central, como apresenta 12 títulos, número recorde de participação.

O filme que disputa o urso de ouro é Joaquim do pernambucano Marcelo Gomes. Trata-se de uma cinebiografia do mártir da independência Tiradentes, interpretado por Júlio Machado. O longa-metragem concorre com outros 18 trabalhos. Os vencedores serão escolhidos pelo júri, presidido pelo cineasta Paul Verhoeven.

O Brasil já ganhou o Urso de Ouro em 2008 com o filme Tropa de Elite, dirigido por José Padilha. Em 1998, Central do Brasil, de Walter Salles, foi contemplado com a premiação máxima do evento. O curta Ilha das Flores, de Jorge Furtado, também foi premiado em 1990 na categoria de curta-metragem.

Além de Joaquim, há outros onze títulos brasileiros espalhados pelas demais seções do festival. O longa-metragem Vazante, de Daniela Thomas, abrirá a Panorama, principal mostra paralela do evento. O filme aborda as relações sociais no estado de Minas Gerais durante o século XIX.

"No Intenso Agora", filme de João Moreira Salles. Foto: Divulgação
“No Intenso Agora”, filme de João Moreira Salles. Foto: Divulgação

Na Panaroma também será exibido o novo trabalho de João Moreira Salles. Intitulado No Intenso Agora, o documentário reúne imagens de arquivo feitas pela mãe do diretor. Eventos como a Primavera de Praga e as revoltas estudantis em Paris no ano de 1968 são registrados no filme.

A temática história por sinal é frequente em grande parte das produções nacionais exibidas no evento. Protagonizado por Cauã Reymond, Não Devore Meu Coração também reflete sobre o passado colonial. O filme se passa durante a Guerra do Paraguai (1864-1870) e conta a história do amor entre um adolescente brasileiro e uma indígena de origem hispano-americana.

Confira abaixo a lista de filmes brasileiros que participam da mostra:

Em competição: Joaquim, de Marcelo Gomes.
Na competição de curtas: Estás Vendo Coisas, de Barbara Wagner e Benjamin de Burca.
Na mostra Panorama: Como Nossos Pais, de Lais Bodanzky; No Intenso Agora, de João Moreira Salles; Pendular, de Julia Murat; Vazante, de Daniela Thomas; Venus Filó, a Fadinha Lésbica, de Sávio Leite.
Na mostra Forum: Rifle, de Davi Pretto.
Na mostra Generation: As Duas Irenes, de Fabio Meira; Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira; Não Devore Meu Coração, de Felipe Bragança; Em Busca da Terra Sem Males, de Anna Azevedo.

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.