Começa nesta quinta, dia 18 de agosto, o megafestival FranceDanse Brasil, que está na sua 16ª edição. A apresentação de estreia é da companhia Expérience Harmaat, de Fabrice Lambert. O evento acontecerá no Sesc Quitandinha, em Petrópolis, Rio de Janeiro. Depois, o espetáculo passará pelos palcos do CCB do Rio e terá participações no Festival Internacional de Londrina, o Filo.
Esta é a primeira edição latina do festival, que promove a dança contemporânea francesa desde 2007 por países da Europa e dos Estados Unidos. Organizado pelo Institut français e pela embaixada da França no Brasil, as 16 companhias francesas passam a se apresentar em outros festivais, como o Porto Alegre em Cena, e em galerias e teatros de 15 cidades brasileiras – Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Londrina, Natal, Paulínia, Petrópolis, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Uma das atrações do festival é a peça Gala, do coreógrafo Jérôme Bel, que tem uma proposta diferente de encarar a dança: ele “contrata” bailarinos profissionais e que nunca dançaram em cena para atuarem junto; o resultado é surpreendente. Outra é a peça Pixel, da Compagnie Käfig, liderada por Mourad Merzouki, que combina movimentos e projeções luminosas.
O festival, que ainda conta com residências, workshops e exibição de filmes, se estende até o dia 15 de novembro. Apesar da grandiosidade, o evento não tem um diretor artístico e seus organizadores não revelam seu custo. “Estamos trabalhando com parcerias. É uma coprodução entre organizações brasileiras e francesas”, afirma Jean-Pascal Quiles, adido cultural pela França no Brasil e coordenador setorial Nacional da Embaixada da França no Brasil. Ele completa: “A cultura está sendo atacada no mundo todo e esse é o melhor caminho para construirmos uma sociedade melhor.”
Confira a programação em:
ambafrance-br.org/-
Deixe um comentário