A partir desta quarta-feira (9) até o dia 13 de março, acontece o 6º Festival de Fotografia de Tiradentes. Na charmosa cidade mineira, vão acontecer debates, exposições, encontros, lançamento de livros e troca de ideias. Mais de 30 artistas, 14 palestras e 13 workshop se propõem a apresentar e discutir a fotografia contemporânea. Além disso, o festival tem uma preocupação grande da imagem como inserção social. Uma oficina para estudantes da Escola Municipal Alice Barbosa será ministrada pelo fotógrafo paraense Alexandre Siqueira.
Como todos os anos, o Ciclo de Ideias, sob a coordenação de Alexandre Belém e Georgia Quintas, se encarrega de refletir a práxis fotográfica convidando fotógrafos e curadores para palestras e debates. Neste ano participam Pedro Motta, Cao Guimarães e Rosangela Rennó, além de Ricardo Rojas e Cadu Lemos, que vão apresentar o trabalho Monografia, composto por imagens capturadas a partir de dispositivos móveis, cada vez mais presentes em todas as áreas da fotografia. E, como em todas as feiras e festivais dos últimos anos, os fotolivros também terão sua área de destaque, contando inclusive com a presença da argentina Julieta Escardó, responsável pela feira de Fotolivros de Buenos Aires. Ainda na área dos fotolivros, o festival vai apresentar o trabalho da fotógrafa carioca Anna Khann, vencedora da primeira edição do Prêmio Foto em Pauta.
Mas o grande destaque desta edição é, sem dúvida, a exposição de Marcel Gautherot (1910-1996), com curadoria de Cristiano Mascaro e Eugenio Sávio, também curador do festival, e com apoio do Instituto Moreira Salles. Dele são mais conhecidas as fotos da Bahia e da construção de Brasília, mas nesta exposição serão apresentadas as fotos que ele fez em Minas Gerais, nas décadas de 1940 e 1950, especialmente nas cidades de Ouro Preto e Congonhas.
Visite a programação completa no site: www.fotoempauta.com.br/festival2016
Deixe um comentário