A conferência internacional NETMundial, que acontece nos próximos dias 23 e 24 em São Paulo, vai tratar de governança da internet, e propor uma carta de princípios com regras, padrões técnicos e um constante trabalho de atualização da estrutura para permitir que pessoas do mundo inteiro se comuniquem em uma única rede sem barreiras.
Esse trabalho é feito hoje por diversas instituições, sendo a principal a ICANN, sigla em inglês para Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números. Na NETmundial, o ICANN é o alvo de todo o debate. A presidenta Dilma Rousseff participa da primeira mesa de discussão.
Para o coordenador da NETmundial e secretário do Ministério de Ciência e Tecnologia, Virgílio Almeida, o fim da “supervisão” do governo americano sobre a ICANN é um pedido do governo brasileiro.
Leia reportagem extensa sobre o assunto.
Leia documento gerado a partir de contribuições que servirá de norte às discussões.
Os debates promovidos durante o Fórum são preparatórios à participação brasileira no Internet Governance Forum (IGF), que acontecerá em Istambul, na Turquia, entre 02 e 05 de setembro deste ano.
Em paralelo, São Paulo vai receber a Arena NET Mundial Participa.br, evento que acontece no Centro Cultural de São Paulo, organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura do Município de São Paulo, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A programação completa do Fórum e o formulário de inscrição estão disponíveis em sua página oficial. Acesse aqui.
Deixe um comentário