Fotografia modernista brasileira no Itaú Cultural

Fotografia "Paralelas e Diagonais" (1950), de José Yalenti
Fotografia “Paralelas e Diagonais” (1950), de José Yalenti


Até 9 de março, o Itaú Cultural apresenta a exposição 
Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural. A exposição reúne 115 imagens de 26 artistas que remontam ao período de 1940 a 1970, num belo registro do crescimento, urbanização e transformação de São Paulo e outras cidades. Tudo isso na esteira do modernismo europeu e americano, quando fotógrafos brasileiros entram na discussão sobre os limites da arte fotográfica e lançam o movimento fotoclubista. 

Segundo o curador da mostra, o também fotógrafo Iatã Cannabrava, este acervo é a mais importante coleção modernista brasileira. “É importante apresentá-la em São Paulo já que a cidade foi um dos maiores palcos do modernismo, inspirando e servindo de cenário para muitos artistas do calibre de German Lorca, Geraldo de Barros, José Yalenti e Paulo Pires”, explica Cannabrava. 

Além dos trabalhos de German Lorca, Geraldo de Barros e José Yalenti, há novas aquisições de Paulo Pires, Ademar Manarini, Roberto Marconato, Fabio Morais Bassi e Gertrudes Altschul. Outro destaque são duas fotos de 1946 de Thomas Farkas. Outro artista que integra a mostra é Marcel Giró (1913-2011). Fotógrafo catalão exilado no Brasil, ele foi um dos principais representantes da escola Paulista, formado nos anos 50 pelos membros do Foto Cine Clube Bandeirante em São Paulo.  Além da recente aquisição Sem título e da obra Miró, a Coleção Itaú incorporou no ano passado as fotografias dele Esboço Botellas

Bate papo com o público

O Itaú Cultural também promove uma série de encontros, como As Rodas de Conversa, que acontecem todas as quintas-feiras e domingos, enquanto a exposição estiver em cartaz, sempre às 16h, para debater temas ligados à exposição. 

Os temas dos debates são Modernismo, fotografia e poesia; A Luz na Fotografia Modernista; Modernismo, Fotografia e arquitetura, e Modernidade: ontem, hoje e amanhã. Os interessados devem se reunir no balcão de atendimento do Piso Térreo e acompanhar o educador no horário indicado. 

Workshop e seminário

No dia 16 de fevereiro, domingo, o fotógrafo Cláudio Feijó promove o workshop Descondicionamento do Olhar. A aula acontece das 9h às 18h, com capacidade para 25 participantes. As inscrições devem ser feitas pelo email Itaucultural@comunicacaodirigida.com.br 

Já nos dias 20 e 21 (quinta-feira e sexta-feira) de fevereiro, o Itaú Cultural promove o seminário Moderna para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural

No primeiro dia, às 20h, a mesa de debate Em Família, tem participação de Fabiana Barros, Gaspar Gasparian Filho, Marcio Scavone e João Farkas, sob mediação de Rubens Fernandes. Este encontro é realizado na sequência da entrevista com German Lorca, às 18h30, feita por Iatã Cannabrava e Rubens Fernandes.

 No dia 21, sexta-feira, Cássio Vasconcelos e Marcelo Tinoco debatem a Arte e Técnica na mesa de debates que começa às 19h na Sala Itaú Cultural.

Para mais informações sobre o Seminário, acesse www.itaucultural.org.br

SERVIÇO

Moderna Para Sempre – Fotografia Modernista Brasileira na Coleção Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Bela Vista
De 25 de janeiro a 9 de março
De terça-feira a sexta-feira, das  9h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Entrada franca 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.