O Brasil estava às vésperas de um golpe civil-militar que colocaria o País em um período de 21 anos de trevas. Mas, no final de fevereiro de 1964, com o lançamento do single que continha as versões em inglês para Garota de Ipanema e Corcovado, o caminho trilhado por João Gilberto e a Bossa Nova, ao redor do mundo, seria diametralmente oposto: luminar e ascendente.
Mas nem tudo aconteceu, assim, em um átimo. O álbum permaneceu quase um ano engavetado. Na manhã de 18 de março de 1963, em Nova York, foram iniciados os dois dias de gravações de Getz/Gilberto. Lançado pelo lendário selo americano Verve Records, berço de dezenas de obras-primas do jazz no Século 20, o álbum reuniu o saxofonista tenor norte-americano Stan Getz e o violonista baiano João Gilberto. Além deles, quatro outros colaboradores brasileiros foram determinantes para o êxito de Getz/Gilberto: o maestro Tom Jobim (autor da maioria das composições, que também atuou como pianista e escreveu arranjos); o baterista Milton Banana (considerado o pai da batida da Bossa Nova no instrumento); o baixista Tião Neto (egresso do Bossa Três, que sequer acabou sendo creditado no álbum); e a cantora Astrud Gilberto (então mulher de João que, a despeito de ter sido a grande impulsionadora de vendas do LP, com seu canto suave e minimalista em Garota de Ipanema e Corcovado, acabou sendo remunerada com parcos US$ 168, conforme recomendava a tabela da ordem dos músicos americanos, à época).
Cercado de controvérsias e indisposição entre os envolvidos, o projeto ficou engavetado por quase um ano, pois seu mentor, o diretor artístico Creed Taylor, acreditou que o álbum não teria apelo comercial. Mas Taylor estava absolutamente enganado. O álbum foi, por anos, um dos discos de jazz mais vendidos da história e foi laureado, em 1965, com quatro Grammys – álbum do ano, melhor álbum de jazz, melhor arranjo não-clássico e canção do ano por Garota de Ipanema (Girl from Ipanema).
Em junho de 2008, na ocasião da celebração dos 50 anos da Bossa Nova, Brasileiros publicou Anatomia de um Disco reportagem inédita de Ruy Castro, que foi capa da edição 9 e traz um relato precioso dos bastidores dos dois dias de gravação de Getz/Gilberto.
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