Caixa de entrada
Receber literatura de qualidade sem esforço nunca foi tão fácil. Preocupado com o baixo índice de leitura da população, principalmente quando se trata de nossa própria produção, o estudante de Jornalismo Giovanni Arceno criou o site Leia Brasileiros. Por meio de um mailing, o futuro repórter envia trechos de livros para quem se cadastra em um formulário online. Basta informar nome completo e endereço de e-mail para receber textos diários, exceto aos finais de semana.
Dedicada exclusivamente à crítica cinematográfica, a Revista Cinética tem bom reconhecimento entre os profissionais da sétima arte. Com dez anos de atividade, dispõe de um grande acervo de textos, que podem ser lidos em sua formatação original, mesmo após mudanças de layout. Recentemente, o conteúdo também passou a ser reproduzido em inglês.
Com esse nome irreverente, o site pernambucano Vacatussa reúne ficção, resenhas, entrevistas, reportagens, artigos e jogos para a diversão do leitor, como cruzadas e caça-palavras temáticos. Dossiês sobre escritores locais também fazem parte do conteúdo, que ainda inclui a seção A Cidade em Palavras, com um roteiro de lugares que inspiraram esses autores.
Poder feminino
Quando foi divulgar seu trabalho autoral, a cantora carioca Luiza Sales percebeu que faltava espaço para que ela e outras mulheres o fizessem. Assim surgiu o Meninas do Brasil, canal no YouTube em que Luiza convida compositoras de todo o Brasil para falar sobre suas canções e apresentá-las. A cada mês, duas convidadas participam do projeto, que tem apoio do Itaú Cultural.
S’il vous plaît
Uma das revistas literárias mais importantes do mundo, The Paris Review também tem sua versão virtual. Com conteúdo em inglês, a publicação tornou-se um dos principais meios de divulgação para escritores iniciantes desde sua criação, em 1953. Escritores consagrados na segunda metade do século XX passaram pelo crivo da revista. Entre eles, Jack Kerouac, Jean Genet e Samuel Beckett. A publicação também reúne entrevistas com autores como Ernst Hemingway, Truman Capote e Vladimir Nabokov. Usuários de Android e iOS podem acessar o conteúdo na palma da mão.
Massa!
Outro bom veículo dedicado à cultura pernambucana é a revista Cardamomo. Teatro, música, literatura e outras áreas estão bem representados pelos profissionais que fazem a publicação. Com linguagem acessível, a revista se coloca como excelente mediadora para todos os públicos. Destaque para o programa Conversando com Água, série de entrevistas filmadas nas margens do rio Capibaribe.
Surgido em 2015, o Caixa de Ponto carrega a alcunha de “O jornal brasileiro de teatro”. A cada início de outono e primavera, o veículo disponibiliza novos arquivos digitais, que também resultam em três mil exemplares impressos, distribuídos gratuitamente. As edições incluem textos de profissionais brasileiros e estrangeiros.
Deixe um comentário