Festival Internacional de Curitiba começa hoje para o público. Até 5 de junho, serão exibidos na cidade 95 filmes (45 longas e 50 curtas) representativos das cinematografias de 17 países. Um dos destaques é a Mostra especial Stanley Kubrick. O evento incluí ainda, seminário, debates, palestras e lançamentos de livros. Em sua terceira edição, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba se consolida como uma das principais plataformas de lançamento de filmes no Brasil.
Na programação deste ano, além de apresentar um total de 95 filmes, a terceira edição, do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba promoverá também palestras, seminários, debates e lançamento de livros relacionados à atividade audiovisual brasileira e internacional. Especificamente na mostra Novos Olhares, dedicada a primeiros filmes, seis longas internacionais serão exibidos pela primeira vez no Brasil. A mostra Olhar Retrospectivo trará uma edição mais do que especial dedicada ao cineasta norte americano Stanley Kubrick, com dez de seus treze longas sendo apresentados em cópias novas recém restauradas.
Uma das novidades desta edição são as mostras competitivas, que antes separavam filmes nacionais dos internacionais, e agora coloca todos sob a mesma disputa. “Para nós, a possibilidade de ver os filmes nacionais à luz daqueles que vêm de outros cantos contribui para a reflexão acerca do quê e do como estamos produzindo no país, por isso decidimos que haveria somente uma mostra competitiva, a Internacional, que abarca inclusive obras brasileiras de curtas e longas metragens”, afirma Aly Muritiba, diretor do Festival.
As atividades têm entrada gratuita e a exibição dos filmes na Cinemateca e no Espaço Itaú (Shopping Crystal) custam R$5,00 e R$2,50 (meia entrada).
Os ingressos começam a ser vendidos no dia 22 de maio no local de exibição do filme.
Serviço
Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba
De 28 de maio a 05 de junho de 2014.
Deixe um comentário