Lenda do jazz, Ornette Coleman morre, aos 85 anos

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Lenda do jazz, o  saxofonista americano Ornette Coleman morreu nesta quinta-feira, em Nova York, aos 85 anos. De acordo com o jornal The New York Times, o músico sofreu uma parada cardíaca. Coleman é considerado pioneiro do free jazz, sub-gênero baseado em improvisos que permitiu aos músicos explorar novas possibilidades instrumentais e ampliar as experiências do jazz de vanguarda a partir dos anos 1960. 

O saxofonista lançou o primeiro álbum Something Else: The Music of Ornette Coleman pelo Concord, em 1958, mas arrebatou público e crítica, no ano seguinte, ao migrar para a gravadora Atlantic e lançar o icônico álbum The Shape of Jazz to Come.

Em 2010, o músico foi um dos destaques da Mostra Sesc de Artes, ocasião em que fez duas apresentações no Sesc Pinheiros, em São Paulo. Na primeira delas, um incidente inesperado tornou a apresentação ainda mais memorável para os fãs que estiveram presentes: houve queda repentina da energia elétrica, sucedida por problemas nos geradores do auditório mas, como os músicos estavam municiados de instrumentos acústicos, Coleman decidiu dar continuidade ao show sem amplificadores – claro, o veterano, então com 80 anos, contou com o silêncio e reverência da plateia. Veja um registro amador do momento.

Recomendamos, a seguir, a audição de cinco clássicos da discografia de Ornette Coleman

The Shape of Jazz To Come (1958)

 

Tomorrow is The Question (1959)

Free Jazz (1961)

Ornette on Tenor (1962)



Body Meta
(1976)


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.