Lição de humanidade para inspirar um ano melhor

Em sua mensagem de saudação por um ano melhor, a psicanalista residente na Espanha Claudine Foos presenteou os amigos, entre eles a Revista Brasileiros, com belas palavras e um ainda mais belo exemplo de criatividade, solidariedade, esperança e luta por uma vida melhor.

“No lugar do “Próspero Ano Novo”, e do tão conhecido “Paz e felicidade”, escolho enviar-lhes a história destas crianças fazendo música, contra e apesar de tudo. Acredito que nestas festas do capitalismo selvagem é um bom augúrio para os seres humanos esta orquestra de “pobres” que não são “pobre gente”. É uma aposta na vida e no desejo.”

Claudine Foos

A orquestra a qual Claudine se refere faz parte do programa Sonidos de la Tierra que, por iniciativa do maestro Luis Szarán e do diretor musical Flávio Hernán Cháves Morán, ensina música clássica a crianças e adolescentes carentes que vivem em Cateura, uma comunidade pobre na periferia do Paraguai. Com instrumentos confeccionados com material reciclado, do qual tiram um som primoroso, esses meninos e meninas encontram na música o impulso e a ferramenta para construir uma vida melhor.

Conheça esses meninos e meninas no vídeo que segue, enviado por Claudine:

A história da orquestra de instrumentos reciclados encontra, aqui no Brasil, um par à altura na iniciativa do maestro João Carlos Martins, que com seu trabalho e dedicação ajuda a modificar a realidade de quatro mil crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis de São Paulo, por meio da educação e da música, com o apoio da Fundação Carlos Chagas.

Iniciativas como essas são aplaudidas e divulgadas pela Editora Brasileiros que acredita na educação como instrumento para promoção da cidadania e que temos todos o direito e dever de lutar por condições de vida melhores para a população.

Leia mais sobre a orquestra de João Carlos Martins na matéria Mistérios da Superação, que estampou a capa da edição de abril de 2009 da Revista Brasileiros


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.