Manifestantes contrários ao governo Temer ocuparam nesta terça-feira, dia 17, a sede da Funarte (Fundação Nacional de Artes) em São Paulo. “Não reconhecemos a legitimidade deste governo golpista e repudiamos o consequente desrespeito dos direitos assegurados em nossa Constituição”, diz o manifesto lançado.
Os manifestantes, ligados à diversas áreas da cultura, devem permanecer no prédio, localizado no centro da cidade, e pretendem desenvolver uma programação cultural e de debates no espaço. Para quem quiser acompanhar, uma página foi criada no Facebook (clique aqui). Unidades da Funarte no Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Natal também estão ocupadas.
Abaixo, o manifesto divulgado pelos integrantes do grupo paulistano:
Complexo Cultural MinC-Funarte de São Paulo Ocupado contra o governo golpista!
Artistas, produtores, trabalhadores da cultura, intelectuais, estudantes e defensores da democracia de São Paulo, ocupam o Complexo Cultural MinC-Funarte-SP em ação de desobediência civil contra o golpe parlamentar, jurídico e midiático ocorrido no Brasil.
Não reconhecemos a legitimidade deste governo golpista e repudiamos o consequente desrespeito dos direitos assegurados em nossa Constituição. Este governo não tem autoridade para fechar ministérios, secretarias ou desmontar políticas sociais conquistadas. Por isso, como agentes da cultura, ocupamos este espaço para denunciar e exigir o fim deste governo ilegítimo.
Dialogando com as outras ocupações e crescentes atos de repúdio ao golpe, deixamos claro que esta é uma ocupação plural e abrangente. Por isso convidamos artistas e população de São Paulo a se juntar à nossa ocupação com ensaios, performances, intervenções, debates e demais atividades culturais como forma de resistência contra o estado de exceção instituído pelo golpe.
Ocupar e resistir!
ONDE? Complexo Cultural Funarte: Alameda Nothmann, 1058 Campos Elíseos, São Paulo
QUANDO? Diariamente
Deixe um comentário