Morreu na noite deste domingo (24), em São Paulo, o produtor musical e apresentador de TV Fernando Faro. Havia mais de dois meses, ele estava internado no Hospital Oswaldo Cruz.
Segundo informa a TV Cultura, emissora em que fez história com o programa musical Ensaio, o produtor morreu às 23h55, em decorrência de uma infecção pulmonar. O velório acontece no Cemitério do Araçá até as 20h desta segunda-feira (25). Às 21h, o corpo seguirá para o Crematório de Vila Alpina. Fernando Faro deixa três filhos e duas netas.
Conhecido pelo apelido Baixo, alcunha afetuosa que também atribuía àqueles que o cercavam, o produtor completaria 89 anos no próximo dia 21 de junho. Sergipano, nasceu em Aracaju, residiu em Salvador, na Bahia, onde estudou em um colégio jesuíta, e veio a São Paulo cursar Direito na Faculdade de Direito do Largo do São Francisco da USP, mas desistiu da pretensão de se tornar advogado no terceiro ano porque o desejo de ser jornalista falou mais alto.
A carreira de repórter teve início em 1949, com passagens nos periódicos A Noite e Jornal São Paulo. Dois anos mais tarde, Faro passou a colaborar para a nascente TV do País, veículo em que marcou história ao produzir programas como Divino Maravilhoso, atração tropicalista que foi ao ar em 1968, na TV Tupi, e era apresentada por Gilberto Gil, Caetano Veloso e Os Mutantes, o ousado Móbile, da TV Cultura, que abria espaço para artistas de diferentes áreas, e o emblemático Ensaio, da mesma emissora, verdadeiro patrimônio documental da música popular brasileira conduzido por Faro em quase 700 edições.
Em julho de 2011, na edição 48 de Brasileiros, o produtor foi entrevistado pelo repórter Washington Luiz Araújo. Leia a matéria na íntegra.
Deixe um comentário