A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 20ª edição com homenagens a duas mulheres: as atrizes e diretoras Leandro Leal e Helena Ignez. As duas receberão o Troféu Barroco pela sua produção e contarão com filmes na programação. Elas também participarão de um debate no dia 21/1, no qual discutirão as suas obras com o público.
O festival, que acontece de 20 a 28 de janeiro, exibe 108 filmes que ocuparão três espaços da cidade. No total, são 34 longas, dois médias e 72 curtas-metragens, oriundos de vários Estados do País, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul.
Na abertura do evento será exibido o documentário Divinas Divas, estreia de Leandra Leal na direção. O filme aborda a primeira geração de artistas travestis do Brasil, que representam a história da arte performática no País. O encerramento do festival será com o longa A Cidade Onde Envelheço, estreia da diretora Marília Rocha que conquistou o prêmio de melhor filme no Festival de Brasília do ano passado.
O tema central deste ano é Cinema em Reação, Cinema em Reinvenção. O mote foi a efervescência política ao longo de 2016, no intuito de estimular uma reflexão sobre arte e política. “A discussão a se propor é que a reação aos recentes acontecimentos políticos, através do cinema, só terá força se o cinema for colocado como carro-chefe, e não como palanque”, afirma o curador responsável Cléber Eduardo.
Além das exibições, a mostra terá o 20º Seminário do Cinema Brasileiro que inclui debates, mesas temáticas, 10 oficinas com oferta de 240 vagas, a Mostrinha de Cinema para o público infanto-juvenil, exposições, cortejo da arte e atrações artísticas. Confira a programação completa no site da mostra.
Deixe um comentário