OJESP recebe violista norte-americana na Sala São Paulo

Orquestra Jovem com Jennifer Stumm_por Adriana Elias_MG_2184_800x600
A solista Jennifer Stumm durante apresentação com a OJESP, em 2012. Foto: Adriana Elias

A Sala São Paulo, no centro antigo da cidade, recebe no dia 11, domingo, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo (OJESP) e a violinista norte-americana Jennifer Stumm. É a segunda vez que o grupo e Stumm se apresentam juntos no Brasil, a primeira foi em 2012. Neste domingo, sob regência de seu maestro titular e diretor artístico, Claudio Cruz, a orquestra apresenta obras de Berlioz e Ravel, dois grandes mestres orquestradores.

Abrindo o programa, o grupo toca a sinfonia Haroldo na Itália com solos da violinista Jennifer Stumm. A peça, inspirada em um poema de Lord Byron, busca resgatar as impressões que o próprio Berlioz guardava de sua estadia na Itália. Na sinfonia, a viola assume um caráter de personagem, uma espécie de sonhador melancólico no gênero do personagem Childe-Harold, de Byron.

Completam a noite, duas peças de Ravel, como Rapsódia Espanhola, considerada uma das primeiras grandes obras orquestrais do compositor e claro exemplo da importante influência da música espanhola que herdou de sua mãe, que era de origem basca, e encerra o concerto com La Valse. A peça pode ter sido concebida como uma inocente e elegante homenagem à valsa vienense, mas se tornou uma obra de grande efeito, sendo uma releitura do idioma da dança onde os clichês da valsa são introduzidos para serem parodiados.

Formada por 90 bolsistas com idades entre 13 e 26 anos, a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo segue, nesta temporada 2014, com concertos com a participação de solistas de reconhecimento internacional. O violoncelista francês Marc Coppey, com a regência do maestro convidado George Stelluto é um deles. No segundo semestre, o grupo participa da 45ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão e, em agosto, viaja pelo terceiro ano consecutivo para a Europa, desta vez a convite do Festival de Berlioz, que acontece em La Côte-Saint-André, na região de Lyon, França, e do Grachtenfestival, em Amsterdam.

Serviço

Orquestra Jovem do Estado e a violista Jennifer Stumm
11 de maio, domingo, às 19h30
Onde: Sala São Paulo
Praça Júlio Prestes, 16, Luz, São Paulo
Ingressos: R$10 (inteira) e R$5 (meia)
Duração: Aproximadamente 90 minutos


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.