Os imperdíveis

O Fim da História
Lydia Davis
Tradução de Julián Fuks
José Olympio, 210 páginas

Uma mulher tenta escrever um livro ao mesmo tempo que junta pedaços de memória do amado, também escritor, 12 anos mais novo, que conhecera na faculdade em que dava aulas. A dificuldade em pôr fim à sua obsessão coincide com a dificuldade em terminar o livro.

img_880

TRECHO 
“Eu não era com ele a mesma que era com outras pessoas. Tentava não ser tão determinada, tão ocupada, tão apressada quanto eu era sozinha e com amigos Tentava ser gentil e silenciosa, mas era difícil, e isso me confundia. Também me exauria.”

A AUTORA
Vencedora do Man Booker International Prize 2013, a norte-americana Davis é uma das melhores contistas de nossa época. Publicou seis livros de narrativas breves. Este é seu único romance. Ela também é tradutora de Proust e Flaubert.

A Definição do Amor
Jorge Reis-Sá
Tordesilhas, 253 páginas

Ligada a uma máquina no leito de hospital após sofrer um AVC, Suzana está grávida de 12 semanas. Francisco, seu marido, decide não interromper a gestação e escreve um diário de luto enquanto espera o nascimento do bebê. Num estilo poético e fragmentado, lembra da vida de casado e tenta imaginar o futuro sem a amada.

img_883

TRECHO 
“Nego o lado vazio da cama. Olho-o e não o vejo. Pego em almofadas do armário e, colocando-as por debaixo dos lençóis, tapando-lhes a cabeça como tantas vezes ela se fez depois de pousar a leitura, mantenho a luz acesa para a saber ao meu lado, impedindo-me de dormir.”

O AUTOR
O português Jorge Reis-Sá tem formação em biologia. Lançou os poemas de Instituto de Antropologia, o livro de contos Terra e os romances Todos os Dias e O Dom.

Foe 
J.M.Coetzee
Tradução de José Rubens Siqueira
Companhia das Letras, 144 páginas

Após um motim que a obriga a abandonar o navio, Susan Barton consegue chegar a uma ilha, onde encontra um homem chamado Cruso e seu escravo Sexta-Feira. De volta à Inglaterra, busca o escritor Daniel Foe para que ele conte, em livro, sua história. Só que Foe, para sua aflição, não tem muito apego aos fatos.

img_881

TRECHO 
“Digo a mim mesma que converso com Sexta-Feira para educá-lo, para que saia do escuro e do silêncio. Mas será verdade? Há momentos em que a benevolência me abandona e uso palavras apenas como o meio mais curto para sujeitá-lo à minha vontade.”

O AUTOR
Vencedor do Nobel de Literatura em 2003, o sul-africano Coetzee, de 76 anos, ainda ganhou dois Man Booker Prize. Publicou mais de 20 livros, entre romances, ensaios, crítica literária e memórias.

Elizabeth I: Uma Biografia
Lisa Hilton
Tradução de Paulo Geiger
Zahar, 399 páginas

img_902
TRECHO 
“Quando a princesa infanta Elizabeth acordou no berçário, toda a paisagem de sua infância tinha mudado de forma imperceptível, mas irrevogável. Sua mãe, a rainha Ana, morrera na manhã anterior (…), a cabeça arrancada do corpo pela lâmina oscilante de um espadachim francês”

A AUTORA
A inglesa Hilton estudou História da Arte em Florença e Paris. Tem vários livros publicados e colabora para The New Yorker, The Times, Vogue e BBC History Magazine.


Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.