Um exemplar da primeira edição do livro “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Márquez, foi roubada na Feira do Livro, que ocorre em Bogotá, na Colômbia. O relato do sumiço da peça foi feito pelo próprio dono da raridade, Alvaro Castillo, e confirmado pelas autoridades neste domingo (03).
“O que aconteceu é terrível. Todos nós colombianos fomos derrubados. Não há dinheiro que pode pagar o que ocorreu, estou muito triste. Nunca mais emprestarei nada para evento públicos e, muito menos, para a Feira do Livro”, afirmou Castillo. Além da obra de Gabo, o colecionador emprestou outras 32 raridades para o evento.
O exemplar roubado faz parte do primeiro lote de “Cem Anos de Solidão”, da editora Sul-Americana, lançado em 1967, que teve apenas oito mil impressões comercializadas. Ele estava exposto no pavilhão de Macondo, convidado de honra da 28ª edição da feira e tinha uma vigilância especial por câmeras.
O especialista ressaltou que quem levou a cópia sabia de seu valor, mas dificilmente conseguirá vendê-la, já que há um mandado policial pela peça. Castillo é considerado o maior colecionador de obras de literatura da Colômbia. Tanto amor aos livros rendeu a ele uma dedicatória escrita pelo próprio García Márquez na primeira página.
Deixe um comentário