A primeira edição do Valongo Festival Internacional da Imagem começou nessa quarta-feira (12), em Santos, no maior porto da América Latina. Com coordenação de Iatã Cannabrava e Thaymres V. Matarozzi, são cinco dias de exposições e debates ocupando quatro quarteirões da cidade litorânea.
Horácio Fernandez é o curador de exposições, que traz nomes como Cássio Vasconcellos, Juan Valbuena, Federico Rios Escobar, Alejandro Chaskielberg, Oscar Muñoz e Roberto Huarcaya, entre quase uma centena de convidados.
Entre os artistas que irão compor mesas de debates e reflexões, com curadoria de Thyago Nogueira (editor da revista ZUM e do Instituto Moreira Salles), destaque para Oscar Muñoz, Laia Abril, Paz Errazuriz, Tatewaki Nio e Felipe Russo. Nos workshops, nomes como Araquém Alcântara, Bob Wolfenson, Claudio Edinger, Coletivo Vibrant, Coletivo Garapa, Tuca Vieira, Letícia Ramos, Thelma Guedes, Newton Canito, Walter Costa e Ivan Padovani.
Toda a programação terá entrada gratuita. Já os workshops seguem uma política de ocupação que prevê preços baixos, bolsas de estudo 100% e parciais, de acordo com a necessidade de cada público.
O Projeto Valongo se propõe a elaborar uma programação de atividades culturais e educativas de impacto social, reafirmando a cidade de Santos como protagonista do cenário cultural brasileiro: “Conectando Santos com outras cidades portuárias ao redor do mundo, vamos potencializar as ações e promover movimentos artísticos migratórios. A partir destas ações vamos construir e consolidar uma nova imagem urbana portuária atraindo um novo hub de usuários para requalificar espaços existentes, potencializar o patrimônio instalado e valorizar o patrimônio material, bem como o histórico cultural”, diz o texto de divulgação do evento.
Veja a programação completa aqui
Deixe um comentário