Rio recebe maior exposição sobre o povo neozelandês Maori nas Américas

"Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles" - Foto: Divulgação
“Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles” – Foto: Divulgação

Entre os dias 9 e 25 de outubro, a cidade do Rio de Janeiro hospeda pela primeira vez no Brasil a mostra “Tuku Iho: Legado Vivo Maori”, a maior já realizada nas Américas sobre a arte e cultura do povo Maori, originário da Nova Zelândia.

O evento traz ao Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, mais de 80 objetos contemporâneos produzidos pelos nativos, incluindo esculturas de madeira, pounamu (jade), ossos, bronze e linho. Organizada pela Embaixada da Nova Zelândia e pelo Maori Arts & Craft Institute (MACI), a exposição tem entrada gratuita e chega ao Rio após uma temporada em Santiago (Chile) e outra em Buenos Aires (Argentina).

Responsável pela mostra, o diretor do MACI, Karl Johnstone, diz que a exposição busca desmistificar a cultura ancestral: “Ser Maori significa reconhecer o valor de seus antepassados e mostrar como você está conectado a eles. Nós queremos contar as histórias do povo Maori e mostrar que esse legado continua vivo”.

Rúgbi

Além da exibição das obras, a programação inclui a presença de tatuadores e apresentações da dança típica Haka, famosa pelas performances do time de rúgbi neozelandês All Blacks.

Dançarinos do grupo de Kapa Haka “Nga Kete Tuko Iho” estarão no Brasil especialmente para a exposição, onde vão apresentar sua poderosa combinação de música, canto e intensas danças de guerra. Mestres das artes cênicas tradicionais Maori, o grupo também vai interpretar sua arte em diversos pontos turísticos do Rio de Janeiro, como o Pão de Açúcar e o Forte de Copacabana.

 


Comments

2 respostas para “Rio recebe maior exposição sobre o povo neozelandês Maori nas Américas”

  1. Quero ver esta exposição Maori em São Paulo!!!!!

  2. Avatar de Arlene Lélis
    Arlene Lélis

    Sou professora do município do Rio, GEO Pedra de Guaratiba, e tivemos a honra de receber uma equipe olímpica de rugbi, entre eles uma jovem Maori. São um povo impressionante, que levam sua cultura a sério e de gentileza contagiante. Tenho muita vontade de conhecer a Nova Zelândia, que a julgar pelo que presenciei, deve ser um país maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.