O colombiano Gabriel García Márquez, de 87 anos, vencedor do Nobel de Literatura, tem a saúde “muito frágil”, mas permanece em situação estável em sua casa na Cidade do México, segundo um comunicado divulgado ontem (14) pela família e publicado pelo jornal colombiano El Tiempo.
O texto não menciona a informação publicada horas antes pelo jornal mexicano El Universal de que o escritor voltou a sofrer de um câncer linfático. A publicação do jornal El Universal afirmou que o câncer linfático diagnosticado no escritor há 15 anos atingiu agora o pulmão, gânglios e fígado, mas não cita fontes da informação.
No dia 8 de abril, o escritor recebeu alta, em estado “delicado”, do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán da Cidade do México, depois de uma internação de oito dias por um quadro de pneumonia.
Nos últimos anos, García Márquez isolou-se da vida pública. Jornalista, ele é o mais conhecido autor colombiano e um dos maiores expoentes da literatura latino-americana. Em obras como Cem Anos de Solidão, Memórias de Minhas Putas Tristes e O Amor nos Tempos do Cólera, o escritor apresentou ao mundo a riqueza do imaginário colombiano e tornou-se um dos maiores expoentes de um gênero literário conhecido como realismo mágico.
Deixe um comentário