Teatro Amazonas comemora 120 anos com festival de ópera

O Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus - Foto: Divulgação/SEC-AM/Carla Lima/Gabriel Pinho
O Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus – Foto: Divulgação/SEC-AM/Carla Lima/Gabriel Pinho

Considerado uma das melhores casas de ópera do mundo, o Teatro Amazonas completa 120 anos em 31 de dezembro deste ano. Para comemorar o aniversário, o governo do Estado anunciou uma grande programação cultural que se estenderá até março de 2017. O primeiro evento é o 19º Festival Amazonas de Ópera, que começou neste domingo (1º) e prosseguirá até 30 de maio.

“O teatro iniciou sua programação em 1896 com ópera. Então nós também estamos abrindo a programação dos 120 anos com ópera. Vamos ter essa diversificação: uma programação dentro do teatro e uma para fora do teatro”, afirmou o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, à Agência Brasil.

A construção do teatro foi aprovada pela Assembleia Provincial do Amazonas em 1881, durante o ciclo da borracha. De 1898 a 1910, a borracha foi o segundo principal produto de exportação do Brasil, com 25,7% do valor total das remessas, perdendo apenas para o café (52,7%). Seu projeto arquitetônico foi elaborado pelo Gabinete Português de Engenharia e Architetura de Lisboa, em 1883. O governo contratou artistas europeus para as obras, mas os trabalhos transcorreram muito lentamente.

A decoração interna ficou a cargo de Crispim do Amaral, com exceção do salão nobre, entregue ao artista italiano Domênico de Angelis, que pintou o teto (“A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia”). A sala de espetáculos tem capacidade para 685 pessoas, distribuídas entre a platéia e os três andares de camarotes. No pavimento térreo as colunas possuem máscaras em homenagem a teatrólogos e compositores como Ésquilo, Aristófanes, Moliére, Carlos Gomes, Rossini, Mozart, Verdi e Chopin.

A partir desta semana, os turistas poderão visitar o monumento gratuitamente às terças. Os amazonenses já têm entrada liberada de segunda a sábado. “É a oportunidade importante de todos nós, amazonenses ou não amazonenses, declararem seu amor pelo Teatro Amazonas”, disse Braga.

* Com Agência Brasil


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.