A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta terça-feira (30) o lançamento do projeto “Municipal na Cidade”, que pretende democratizar o acesso à arte erudita. Ao longo do segundo semestre deste ano, o programa promoverá mais de 100 apresentações gratuitas com grupos artísticos do Theatro Municipal em vários locais, como terminais de ônibus, CEUs, igrejas, centros culturais e o próprio Municipal.
Entre as atividades destacam-se 20 intervenções em cinco terminais de ônibus (Parque Dom Pedro II, Capelinha, Pirituba, Cidade Tiradentes e Sacomã). As primeiras intervenções deste “Circular Theatro Municipal” acontecem no Terminal Parque Dom Pedro II com o Balé da Cidade de São Paulo. Os motoristas e cobradores de ônibus também serão convidados para um concerto especial no Theatro Municipal.
O “Municipal na Cidade” inclui ainda sete apresentações em CEU’s, oito em Igrejas, oito na Galeria Olido e dois no Cemitério da Consolação. Com a Secretaria de Educação, o Municipal promoverá 59 concertos didáticos para alunos de escolas municipais e realizará ensaios abertos das de óperas para os professores e seus familiares. Além de ir até a população, o Municipal abre também suas portas para apresentações gratuitas da Orquestra Sinfônica Municipal, para 20 apresentações na escadaria interna do teatro, com as portas abertas para a Praça Ramos de Azevedo, e para uma série de concertos da Orquestra Experimental de Repertório e do Coral Paulistano intitulada “Concertos de Jeans e Camiseta”, com músicos e maestro com roupas informais.
O “Municipal na Cidade” contará com a participação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Coro Lírico Municipal, Coral Paulistano Mário de Andrade, Orquestra Experimental de Repertório, Balé da Cidade de São Paulo, Quarteto de Cordas da Cidade de São Paulo, Escola de Dança de São Paulo e Escola Municipal de Música, todos da Fundação Theatro Municipal de São Paulo.
Deixe um comentário