1 – Control (2007)
Direção: Anton Corbijn
Começamos nossa lista de filmes sobre o rock com a cinebiografia de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, baseado no livro Touching from a distance escrito pela mulher do cantor. Conta a história de Curtis da adolescência, quando ele se apaixona por Deborah e os dois se casam, ele começa a trabalhar em uma agência de empregos ao mesmo tempo que Joy Division passa a fazer sucesso, mas as coisas se complicam quando problemas de saúde, infidelidade e ausência prejudicam o casamento. Tem ainda uma trilha sonora com grandes nomes, The Killers, David Bowie, New Order e Velvet Underground.
2 – A Festa Nunca Termina (2002)
Direção: Michael Winterbottom
O longa se passa em Manchester e vai de 1976 até o início dos anos 1990, retrata o momento histórico da música britânica, que culminou na criação do Hacienda, um dos clubes mais famosos do mundo. Conta a história de um Tony Wilson, um estudante de Cambridge que se inspira em um show dos Sex Pistols para fundar um selo, o Factory. Rapidamente, eles fecham contrato com quem viriam a ser grandes artistas. É uma ode à cidade britânica, o lugar onde todos gostariam de estar, e ao estilo de vida baseado no “sex, drugs and rock-and-roll”, que todos gostariam de levar.
3 – Velvet Goldmine (1998)
Direção: Todd Haynes
Com Ewan McGregor, Christian Bale e Jonathan Rhys Meyers no papel de ícones do glam-rock, o longa conta a história Brian Slade que, incapaz de lidar com a própria fama, forja a própria morte. A farsa só é descoberta anos depois quando um jornalista inglês decide investigar seu desaparecimento. Um belo retrato do movimento que criou artistas David Bowie e Iggy Pop, foi indicado ao Oscar e venceu o BAFTA de Melhor Figurino.
4 – Quase Famosos (2000)
Direção: Cameron Crowe
Um filme divertido. Para quem gosta de boa música, de bons atores e de uma boa história. Com Kate Hudson, Zooey Deschanel, Noah Taylor, Frances McDormand, Phillip Seymour Hoffman e muitos outros nomes no elenco, o longa fala de William, um jovem adolescente apaixonado por rock que consegue um trabalho na revista Rolling Stone cobrindo a turnê de uma banda. Ele rapidamente se vê parte da família que acompanha os músicos e passa de mero observador a amigo de astros do rock. William ainda se apaixona por Penny Lane, uma das grandes fãs da banda – não, não uma groupie. O filme recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original e é “semiautobiográfico”: Crowe trabalhou como jornalista para a Rolling Stone na adolescência e se apaixonou pela verdadeira Penny Lane.
5 – No Balanço das Horas (1956)
Direção: Fred F. Sears
O primeiro grande filme sobre o rock and roll, chegou a ser proibido em alguns países por conta empolgação dos jovens com a trilha sonora animada. Conta a história de um produtor e um músico a caminho de Nova York que decidem passar a noite em uma pequena cidade e descobre um pequeno grupo de garotos e garotas dançando um novo ritmo: rock and roll. Uma história sobre o início de tudo, os grandes sucessos e as grandes performances de Bill Haley and the Comets, Freddie Bell and the Bellboys e The Platters.
Deixe um comentário