Quatro anos depois de criar uma polêmica famosíssima ao chamar o povo brasileiro de “feio” e dizer que há dignidade apenas “no sul” do País, o cantor Ed Motta voltou a chamar atenção nesta quinta-feira (9.4) pelo mesmo motivo: falar besteiras relacionadas aos brasileiros. Ele – que é sobrinho legítimo do cantor Tim Maia, morto em 1998 – polemizou com seus seguidores do Facebook ao avisá-los que “não canta e não fala em português em seus shows na Europa” e que não quer ver seus fãs compatriotas “se manifestando durante as apresentações”. Em uma das respostas aos comentários de um usuário, ele chamou o Brasil de “País de merda”.
“Eu agradeço e fico honrado em ser prestigiado pela comunidade brasileira, mas é importante frisar: não tem músicas em português no repertório e eu não falo em português no show. Preciso me comunicar de forma que todos compreendam. O inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de ‘brazucas’ berrando ‘Manuel’, porque não tem. Muito menos gritar ‘Fala português Ed…’. O mundo inteiro fala inglês. Não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês”, escreveu.
Em outro trecho, ainda mais pesado, ele usa esteriótipos e estilos musicais brasileiros como crítica aos que pretendem ir aos seus shows. “Verdade seja dita que meu público brasileiro de verdade na Europa é um pessoal mais culto, informado. Essas pessoas nunca gritaram nada. O negócio é que vai uma turma mais simplória, que nunca me acompanhou no Brasil, público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa gritar nome de time. Não gaste seu dinheiro e nem a paciência alheia atrapalhando um trabalho que é realizado com seriedade cirúrgica. Esse não é um show para matar a saudade do Brasil. Esse é um show internacional”, disse.
Como não deveria ser diferente, as críticas a ele nos comentários são variadas. Até o fim da tarde desta quinta-feira, a postagem tinha 5.507 curtidas e pouco mais de 2.300 compartilhamentos, número bem maior que a média dos seus posts. Se não bastasse isso, Ed Motta respondeu cada comentário. Nós separamos os “melhores” pra você:
Àqueles que não sabem, vale lembrar: Ed Motta surgiu no cenário musical brasileiro, em 1989, como líder do grupo Conexão Japeri, nome que faz referência ao município fluminense. Em 2014, como em muitos anos anteriores, Japeri teve o pior IDH do Estado do Rio de Janeiro. Fica a dúvida: mas, afinal, o que teria feito Ed Motta perder a empatia com os brasileiros mais humildes?! Sabe lá…
Deixe um comentário