“A inflação não vai subir, pois o governo da presidente Dilma Rousseff sempre terá um cuidado especial com este problema, que afeta consumidores, trabalhadores e empresários.” A afirmação feita pelo ministro Guido Mantega pode ser sinal de um bom presságio para os brasileiros.
Durante encontro com autoridades econômicas francesas e empresários em Paris, o ministro da Fazenda destacou as medidas adotadas pelo governo – como a redução na tarifa de energia elétrica – e ressaltou que os preços devem continuar caindo no País.
Apesar do otimismo de Mantega, o Banco Central demonstrou preocupação quanto ao corte de preços, especialmente no que tange a alta dos produtos agrícolas. A expectativa é de que a inflação feche o ano a 5,26%, acima da meta de 4,5% estabelecida pelo governo de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Ainda durante o pronunciamento na capital francesa, Mantega declarou que o PIB brasileiro fechará 2012 com aumento de quase 4%, impulsionado pela criação de empregos e pelas medidas governistas. O ministro também afirmou que a expectativa do governo é de que entre 30 e 40 milhões das 60 milhões de pessoas que vivem na pobreza alcancem a classe média no País.
Deixe um comentário