As ações da Petrobras chegaram a cair 10,27% na manhã desta quarta-feira (28) após a divulgação do balanço financeiro do terceiro trimestre da empresa, que não contabilizou os desvios apontados pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal. Ao meio-dia, os papéis chamados ordinários, que têm direito a voto, eram vendidas a R$ 8,65 na Ibovespa, a Bolsa de Valores de São Paulo. As ações preferencias, sem voto, estavam cotadas em R$ 9,14, queda de 10,13%.
O índice da Bolsa também passou a manhã em queda, puxada pelos papéis da estatal: até o meio-dia, registrava queda de 1,79%.
O balanço foi aprovado pelo Conselho de Administração da companhia que, depois de mais de sete horas de reunião, não chegou, no entanto, a um consenso para definir as perdas sofridas pela estatal em decorrência dos desvios de recursos em suas contas, constatados pela Operação Lava Jato.
O balanço não foi auditado pela empresa independente responsável, mas ainda assim foi divulgado com o objetivo, segundo nota da empresa, de atender a “obrigações da companhia (covenants) em contratos de dívida e facultar o acesso às informações aos seus públicos de interesse”. Com isso, a estatal cumpre o compromisso de informar ao mercado e agir com transparência em relação aos eventos recentes no âmbito da Operação Lava Jato.
O lucro líquido, segundo a Petrobras, foi decorrente da maior produção de petróleo e Líquido de Gás Natural (LGN), que cresceu 6% no período – 118 mil barris/dia.
Deixe um comentário