O início das operações das principais bolsas europeias nesta segunda-feira, dia 18, apresentou alta alavancada pelos resultados das eleições legislativas na Grécia que ocorreram no domingo, dia 17. O otimismo se deve ao fato de que o partido vencedor foi o Nova Democracia, a favor da permanência do país na zona do euro.
No início do pregão, o índice da bolsa de Atenas subia 4,31% e, em Londres, o índice FTSE 100 avançava 0,31%. A alta, porém, durou poucas horas. No fim da manhã os indicadores começaram a cair. A bolsa grega recuou a 2,99%, as bolsas na Itália e Espanha tiveram quedas de 2,42% e 2,34%, respectivamente, e na França, o CAC-40 operava em queda de 0,44%.
Eleições na Grécia
Segundo projeções, a Nova Democracia obteve 29,5% dos votos – o que garante 128 das 300 cadeiras do Parlamento grego. O partido radical de esquerda Syriza teve 27,1%, que soma 72 cadeiras, e os socialistas do Pasok ficaram na terceira posição com 12,3% dos votos, 33 cadeiras.
Após a divulgação dos resultados, Antonis Samaras, dirigente do partido da Nova Democracia, que é de direita, propôs ao partido socialista Pasok um “governo de união nacional” para sair da crise econômica. Se houver acordo, será formado um governo de coalizão que deve trabalhar para respeitar as reformas impostas pela União Europeia e manter o país na Eurozona. “O povo heleno votou hoje pela permanência do país na eurozona e a favor das forças políticas que trarão desenvolvimento e emprego”, disse Samaras.
O dirigente do Syriza, Alexis Tsipras, reconheceu a derrota, mas afirmou que o partido não aceitará o pacto de austeridade com a União Europeia. “Ainda que o Syriza não tenha sido o partido mais votado, é a primeira força de oposição contra o memorando”, disse. Segundo ele, o fim da política de austeridade e a volta de medidas de estímulo ao crescimento econômico são as únicas saídas para a crise no país.
Nesta segunda-feira pela manhã, Karolos Papoulias, o presidente da Grécia, entregou o mandato a Samaras e, de acordo com o jornal Athens News, desejou-lhe sorte na formação do novo governo. “O país não pode passar mais uma hora sem governo. Desejo-lhe todo o sucesso no esforço que está a fazer para formar um governo”, afirmou Papoulias.
Deixe um comentário