O País encontrou reservas de gás natural que podem torná-lo autossuficiente no combustível em cinco anos. A declaração, dada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, foi publicada pelo jornal O Globo neste domingo, dia 29. “O Brasil está pronto para viver a era de ouro do gás natural”, afirmou o ministro.
Atualmente, a maior parte do gás natural brasileiro é subproduto da extração do petróleo nas reservas localizadas em águas profundas do oceano Atlântico. Mas o que é extraído – cerca de 65 milhões de metros cúbicos do produto por dia – não é suficiente para cobrir o atual consumo do País que é de 86 milhões de metros cúbicos diários. Para suprir a carência, o Brasil importa o produto da Bolívia.
Com as novas reservas, a oferta aumentaria em 360% na próxima década e saltaria para cerca de 300 milhões de metros cúbicos por dia entre os anos de 2025 e 2027. Estes números fazem parte de um estudo da Agência Nacional de Petróleo (ANP), que identificou 28 bacias sedimentares em terra com potencial para a produção de gás natural.
O estudo da ANP afirma ainda que, por se tratar de um combustível mais econômico e menos poluente, a demanda deve aumentar no País podendo chegar a 200 milhões de metros cúbicos diários em 2020, quando o País já estará produzindo esse volume.
Deixe um comentário