Com risco de deixar zona do euro, gregos estocam comida antes de eleição

Os cidadãos gregos estão sacando dinheiro dos bancos e comprando comidas enlatadas e massas antes das eleições deste domingo, dia 17, que pode culminar na saída do país da zona do euro.

Segundo informações veiculadas pelo portal Terra, cerca de 800 milhões de euros estão deixando os cofres dos bancos a cada dia. De acordo com varejistas, boa parte do dinheiro está sendo usada para compra de massas e produtos enlatados.

As últimas pesquisas de intenção de voto divulgadas no país colocam o partido conservador, Nova Democracia – a favor do pacote de resgate de 130 bilhões de euros – em disputa acirrada com o partido de esquerda SYRIZA, que pode optar pelo cancelamento do pacote.

Segundo veiculado pelo Terra, ambos partidos desejam manter o país na zona do euro, mas o SYRIZA deseja o cancelamento do pacote de resgate oferecido ao país por não concordar com as medidas de austeridade submetidas ao estado grego.

A União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) fizeram o alerta de que o país precisa cumprir as condições impostas pelo acordo, caso contrário os recursos oferecidos para o resgate do país podem ser cancelados.  Enquanto isso, o povo grego aguarda pelo resultado do pleito com compreensível preocupação.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.