Compradores devolvem 4 em cada 10 imóveis comprados em 2015

Prédio em construção -Foto: EBC
Prédio em construção -Foto: EBC

Um estudo feito pela agência Fitch com nove empresas do setor imobiliário revela o tamanho do prejuízo que a crise financeira vem causado ao setor: de cada 100 imóveis vendidos, 41 foram devolvidos às construtoras no ano passado.

Em valores, essas devoluções significam quase R$ 5 bilhões. “Historicamente, esse percentual girava em torno de 10%, um patamar saudável”, diz Meyer Nigri, presidente da Abrainc, que reúne as 18 maiores empresas da área.

Parte do problema é a restrição ao crédito, cada vez menor, e o desemprego, em 8,5%, informa o jornal O Estado de S. Paulo. O diário cita o caso do aposentado Flávio Atore de Mello, 63 anos. Ele perdeu o emprego quatro meses depois de comprar um apartamento na planta, em 2012. “Quando fechei o negócio, minha ideia era pagar o máximo possível até as chaves e depois quitar o restante com meu apartamento antigo”, lembra. “Deu tudo errado.”

A consequência é o aumento das disputas judiciais. No escritório do advogado Marclo Tapái, processos de devolução de casas e apartamentos chegaram a 73% de seu trabalho em 2015, contra 43% do ano anterior. “Ninguém compra um imóvel pensando em devolver. Quem busca essa opção ou está desesperado ou se deu conta de que fez um péssimo negócio”, diz.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.