Dilma: “Problemas na UE trazem de volta fantasmas da crise”

Durante lançamento de programa social voltado à infância na tarde desta segunda-feira, 14,  a presidenta Dilma Rousseff comentou a crise na zona do euro que motivou a queda das bolsas e a alta do dólar durante o dia. De acordo com Dilma, os modelos econômicos adotados pelos países da União Europeia começam a ser questionados.

“Hoje mesmo, mais uma vez, volta a crise da zona do euro e vários fantasmas que pareciam afastados pelas expansões monetárias bastante significativas, os dinheiros colocados nos bancos pelo mundo afora. Todo esse processo começa a ser questionado politicamente, não só pelo que aconteceu na França, pelo que aconteceu na Grécia e pelo que aconteceu naquele estado alemão, a Renânia do Norte-Vestfália”, disse a presidenta.

A presidente se referiu ao plano de austeridade fiscal que foi assinado pelos países do megabloco para tentar conter a crise econômica e sanear as contas que vem resultando em aumento nos níveis de desemprego e à recessão. As consequências políticas destas ações têm sido a queda de vários governos como, recentemente, a perda da eleição na França pelo atual presidente, Nicolas Sarkozy. Sarkozy, defensor das políticas de austeridade, cederá lugar ao socialista François Hollande que  defende a flexibilização das ações d pacto.

Na Alemanha, o pacto de controle econômico também perde força com o fracasso do partido da chanceler Angela Merkel nas eleições do estado mais populoso do país, a Renânia do Norte-Vestfália. O Estado, que é o mais importante do País, rejeitou as medidas de austeridade econômica e optou pela social democrata Hannelore Kraft, que defende uma reforma mais gradual das contas do país.

“Queria dizer que nosso País vem sendo apontado como um país que é muito bem sucedido no fato de conseguir, ao mesmo tempo em que cresce, distribuir renda. Isso é muito importante no momento em que estamos vivendo. Momento em que economias, sociedades de países desenvolvidos passam por grandes dificuldades”, afirmou Dilma. “Temos de ter muito orgulho de termos esse foco social, de termos encontrado as formas de conduzir com muita clareza esse caminho pelo desenvolvimento”, disse.

Leia Mais
Dilma lança programa de proteção para crianças de zero a 6 anos
“Alta do dólar não preocupa”, diz Mantega
Instabilidade na UE causa queda nas bolsas e dólar a R$ 1,98


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.