Em repouso, presidente Cristina Kirchner se ausentará do G-20

Após apresentar um quadro de sigmoidite diverticular, que afeta o cólon, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, terá que suspender sua participação na próxima reunião do G-20, que acontece entre os dias 15 e 16 deste mês na Austrália.

Cristina, que deixou o hospital recentemente e cumpre um regime de dez dias de repouso absoluto na residência oficial de Olivos, enviará o ministro de Economia, Axel Kicillof, e o chanceler, Héctor Timerman, em seu lugar, como apontou a imprensa local.

Todo o processo tem se dado de forma bastante silenciosa, assim como foi sua internação, apesar de os médicos presidenciais garantirem de tempos em tempos que ela está melhor e apresenta melhora. De acordo com o jornal local “La Nación”, Cristina evita expor a já desgastada imagem de seu vice, Amado Boudou, envolvido em diversos casos de escândalo, apesar de a Constituição estabelecer que ele deveria representá-la em tal situação.

Ainda de acordo com o jornal, Kicillof e Timerman devem defender a posição do país diante do caso dos “Fundos Abutres”, apesar dos países participantes da reunião acharem que o tema deve ser debatido no âmbito do Fundo Monetário Internacional (FMI). Histórico – A presidente, que tem 61 anos, teve que se ausentar em diversas ocasiões por motivos de saúde durante seu segundo mandato.

Ela apresentou uma faringite, semanas atrás, e se ausentou por dois dias. Em julho, ela não viu a final da Copa, disputa por Argentina e Alemanha, por conta de uma faringolaringite aguda.

Em outubro de 2013, ela teve que ser operada por conta de um hematoma cerebral e passou cerca de um mês longe da Presidência.

Em janeiro de 2012, ela tirou a tireoide por conta de um “falso” diagnóstico de câncer.

Presidente da Argentina, Cristina Kirchner
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner

 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.