EUA devem fazer nova queixa contra China na OMC

O governo dos Estados Unidos deverá anunciar nesta segunda-feira, dia 17, a abertura de mais uma queixa contra a China na Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo noticiado pelo Wall Street Journal, os americanos acreditam que a China tem violado acordos comerciais no setor de autopeças.

A principal reclamação do país é de que as restrições criadas pela China para a importação de autopeças americanas tem prejudicado os trabalhadores americanos, que pressionaram o governo a buscar uma medida de solução.

A queixa deve ser oficializada pelo presidente Barack Obama nesta segunda-feira, em Ohio, onde o presidente cumpre agenda de campanha à reeleição. Rival de Obama na disputa eleitoral, o candidato Mitt Romney, do Partido Republicano, tem criticado as ações do presidente frente ao país asiático.

Por sua vez, a China também apresentou uma queixa contra os EUA na OMC, reclamando de impostos criados pelos Estados Unidos sobre os produtos chineses. Em resposta, o governo americano afirmou que as medidas foram tomadas para proteger os produtores americanos. As tarifas criadas pelos dois países para produtos mútuos tem aumentado a tensão entre os produtores dos dois países.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.