Foto Reprodução
Primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy anunciou que o país aplicará novas medidas buscando economizar 65 bilhões de euros até o fim de 2014. A primeira alteração foi o aumento do imposto sobre valor agregado (IVA), que saltou de 18% para 21%.
O governo espanhol também reduzirá benefícios aos desempregados, além de realizar um corte de 7% no salário dos funcionários estatais. De acordo com as informações do Estadão, o governo também realizará reformas internas buscando diminuição de seus gastos.
Em discurso no Parlamento do país, Rajoy falou sobre as decisões. “Estamos tentando nos manter em um caminho que não é fácil, curto ou confortável, mas não podemos evitar isso. É o único caminho que leva para a recuperação”, afirmou o primeiro-ministro.
O governo também aumentará impostos sobre energia, além de planos de privatizar portos, aeroportos e ferrovias. Isenções fiscais instauradas pelo próprio partido de Rajoy em dezembro serão revertidas em virtude do momento econômico atravessado pela Espanha. Cumprindo sua promessa de eleição, o primeiro-ministro não alterou valores de aposentadoria.
Deixe um comentário