Inflação desacelera e fica em 0,71% em abril

Foto: Ingimage
Gastos com saúde subiram, implusinados pela alta nos remédios (3,27%). Foto: Ingimage

A inflação apresentou a menor variação mensal do ano e subiu 0,71% no mês de abril, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) medido pelo IBGE. O índice acumulado até agora em 2015 é de 4,56%. Nos últimos 12 meses, alta foi de 8,17%.

Os gastos com Saúde e Cuidados Pessoais foram os que mais subiram em abril, com variação de 1,32%, impulsionado principalmente pela alta dos remédios (3,27%). A menor variação ficou registrada nos Transportes (0,11%).

O setor de Alimentação e Bebidas veio logo em seguida ao grupo Saúde, com 0,97% de aumento liderado pelo tomate, cujos preços subiram 17,90%.

Dentre os grupos analisados pelo Instituto, as maiores altas foram em Saúde e Alimentação. Foto: IBGE
Dentre os grupos analisados pelo Instituto, as maiores altas foram em Saúde e Alimentação. Foto: IBGE

No grupo Habitação, que teve alta de 0,93%, a energia elétrica apresentou variação moderada de 1,31% em abril, expressivamente menor comparada ao mês de março (22,08%). Com os aumentos ocorridos, o consumidor está pagando neste ano, em média, 38,12% a mais pelo uso da energia, enquanto nos últimos doze meses as contas estão 59,93% mais caras.

O maior índice regional foi de Curitiba (1,46%), onde os alimentos aumentaram 2,34%, bem acima da média nacional (0,97%), além dos remédios (7,87%) que também pressionaram o resultado. Salvador (0,50%) apresentou o menor índice. São Paulo teve variação mensal de de 0,58%.

As regiões metropolitanas de Curitiba e Belém lideram as altas em abril. Foto: IBGE
As regiões metropolitanas de Curitiba e Belém são as que tiveram maior variação mensal no mês. Foto: IBGE

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de 0,71% em abril, abaixo do resultado de 1,51% de março. Com esse resultado, o acumulado no ano situou-se em 4,95%.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.