O fracasso nas negociações para formar um governo de coalizão na Grécia e a crise política na Europa causou queda nas bolsas de valores em todo o mundo e a alta do dólar que, no Brasil, chegou a R$ 1,98 próximo ao meio dia nesta segunda-feira 14. No mesmo horário, o índice Ibovespa caiu 2,15%, para 58.168 pontos, com as principais baixas nas ações da construção civil. Já na sexta-feira, o indicador havia caído 0,43%, para 59.445 pontos, fechando abaixo dos 60 mil pontos pelo terceiro pregão seguido.
Crise política na Europa
Contrariando a previsão de aumento da produção industrial na UE em 0,5% no mês de março, em relação a fevereiro, o índice teve queda de 0,3% neste mês. Este claro sinal da crise econômica é agravado pelas recentes ameaças ao sucesso do pacto de austeridade fiscal da UE que vários países, como a Grécia, a Alemanha e a Espanha, têm enfrentado.
Na Grécia, terminou sem sucesso a reunião deste domingo, dia 13, entre o presidente, Karolos Papoulias, e os líderes dos três principais partidos do país na tentativa de formar um governo de coalizão. Este impasse que se estende nas últimas semanas ameaça o cumprimento do pacto e, consequentemente, a continuidade da Grécia na zona do euro. Nesta segunda-feira, o Banco Central Europeu já fala explicitamente nesta possibilidade causando ainda mais instabilidade econômica e política na UE.
Na Alemanha, o pacto de controle econômico também perde força com o fracasso do partido da chanceler Angela Merkel nas eleições do estado mais populoso do país, a Renânia do Norte-Vestfália. E a Espanha teve seus esforços em aumentar a confiança nos investidores internacionais criticados pela agência de classificação de risco Moody’s. Segundo a agência, as iniciativas – como o aumento dos repasses do Estado para cobrir as perdas dos bancos – vão elevar o endividamento do país.
Deixe um comentário