Kekanto: 12 milhões de acessos e dois milhões de usuários

Allan Panossian, Fernando Okumura e Bruno Yoshimura, fundadores do Kekanto - Foto: Go Lopes
Allan Panossian, Fernando Okumura e Bruno Yoshimura, fundadores do Kekanto – Foto: Go Lopes

O Kekanto é um aplicativo de recomendações  de lugares e serviços, como restaurantes, cinemas, salões de beleza, feito de forma colaborativa pelos próprios usuários. Foi criado em 2010, por Fernando Okumura, Allan Panossian e Bruno Yoshimura, e hoje tem também como sócios três fundos de investimento: Accel Partners, W7 Brazil Capital e Kaszek Ventures. “A ideia surgiu da necessidade de simplificar a contratação de mão de obra para a construção civil”, conta o CEO da empresa, Fernando Okumura.

Depois, o caminho natural foi estender para áreas de entretenimento, que os frequentadores do app avaliavam. Hoje, são mais de 12 milhões de acessos mensais, com dois milhões de usuários. A receita, explica Okumura, vem da publicidade. O Kekanto emprega 50 pessoas diretamente. Está presente em 200 cidades brasileiras e em capitais como Buenos Aires, Montevidéu, Lima, Cidade do México e Bogotá. O aplicativo foi eleito pela Apple e pelo Google, por dois anos consecutivos, como o melhor do mundo. Recentemente, desenvolvedores do Kekanto foram à Califórnia formular um dispositivo para o Apple Watch, ainda não lançado no Brasil. Também fizeram algo similar para a TV Android.

Apesar do momento adverso da economia nacional, Okumura mantém planos de expansão para outras cidades brasileiras. “Se a publicidade diminui, temos nossos sócios capitalistas.” A meta, daqui para frente, é “personalizar a experiência dos usuários” e gerar recomendações de acordo com seu perfil, histórico, nível de renda e gostos.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.