O Ministério Público Federal em São Paulo (MPF/SP) solicitou nesta sexta-feira (6) a instauração de inquérito policial para averiguar a concessão de pelo menos um empréstimo irregular do Banco do Brasil a uma empresária. A assessoria de comunicação não revelou o nome da empresária.
Em fevereiro do ano passado, a Folha de S.Paulo noticiou que o BB teria concedido irregularmente um empréstimo à apresentadora de TV Val Marchiori. À época, Aldemir Bendine, presidente do BB, negou que tenha participado do processo de concessão do crédito.
Segundo representação de um grupo de funcionários do BB, a operação foi realizada em 2013, quando o banco disponibilizou R$ 2,79 milhões à cliente oriundos da linha de financiamento BNDES Finame (Financiamento de Máquinas e Equipamentos). No entanto, o cadastro dela conteria restrições impeditivas de crédito, o que deveria inviabilizar a liberação dos recursos.
“Nesta semana, a Justiça Federal comunicou ao Banco do Brasil a determinação para que forneça aos procuradores documentos referentes aos empréstimos concedidos à empresária desde 2009. Em outubro do ano passado, o MPF já havia feito o pedido, mas o banco alegou ser necessária uma ordem judicial de quebra de sigilo bancário dos envolvidos para atender a solicitação. Acionado, o Judiciário afastou essa condição por se tratar de recursos públicos e deu prazo de cinco dias para que o BB disponibilize a documentação”, informou o comunicado da assessoria.
O MPF aguarda o envio do material. Com a instauração do inquérito, os procuradores requerem à Polícia Federal que aprofunde as investigações, com a coleta de outros elementos probatórios.
Deixe um comentário