Moody´s rebaixa classificação de risco da Petrobrás

A agência de classificação de riscos Moody´s  rebaixou ontem todos os ratings da Petrobrás. A dívida sem garantia da estatal caiu de Baa2 para Baa3 e a avaliação de crédito recuou de Ba1 para Ba2.

A iniciativa está diretamente relacionada à divulgação do balanço não auditado da empresa, nesta semana, que não contabilizou as perdas com os desvios fraudulentos de dinheiro. A própria presidente da Petrobras, Graça Foster, estimou o prejuízo em R$ 88,6 bilhões.

Rating, ou nota, reflete a capacidade de uma companhia ou um país de honrar suas dívidas. Como a situação financeira da petrolífera é uma incógnita, a Moody´s fez este movimento para alertar os investidores.


Comentários

Uma resposta para “Moody´s rebaixa classificação de risco da Petrobrás”

  1. Avatar de paulo guilherme hostin sämy
    paulo guilherme hostin sämy

    Erraram contabilmente as consultoras da Petrobras ao mencionar a hipótese de baixa de R$ 88 bilhões, trazendo diversos ativos a valor presente, para permanecerem no balanço, ao invés de uma operação de venda, situação em que este tipo de avaliação poderia ser cabível. Com o mercado aquecido nos últimos 10 anos, todos os insumos do setor petrolífero ficaram mais caros, e a empresa foi obrigada a pagar por isto. Mas a concorrência internacional também pagou. O equívoco maior foi a empresa trazer este número a público, número que era apenas uma hipótese suscitada por uma consultora estrangeira, sabe-se lá com quais intenções. Deu no que deu: a pior peça de marketing negativo de sua história. Analistas e contabilistas não estão nem aí para desfazer o erro. Má vontade geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.