Sem explicar o motivo, o Operador Nacional do Sistema cortou o fornecimento de 700 MW de energia hoje. A decisão ocasionou falta de luz em regiões de ao menos quatro estados.
“O Centro de Operações da Distribuidora está acompanhando a situação e segue monitorando o sistema integrado por meio do ONS”, diz o texto da nota.
Há relatos de falta de energia em São Paulo, Rio e Paraná.
A redução do fornecimento afeta a operação do metrô paulistano. Duas estações da linha amarela estão fechadas em razão da falta de energia elétrica, segundo o consórcio Via Quatro, que administra a linha.
As estações Luz e República estão inoperantes sem previsão de reabertura. As outras cinco estações da linha (Paulista, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, e Butantan) operam normalmente.
A fala de energia, segundo a concessionária, ocorre na região da Luz, no centro da capital. Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), as demais linhas da cidade operam normalmente. A linha amarela é a única concedida a iniciativa privada.
As ações das companhias do setor elétrico estão em queda forte na Bovespa, arrastando o índice para baixo.
O temor dos investidores é do espectro do apagão, que derrubou o PIB brasileiro em 2001, durante o governo Fernando Henrique.
O governo tem insistido de que há energia, mas ela será mais cara.
Deixe um comentário