A Petrobras anunciou quase na madrugada desta sexta-feira (7) que vai reajustar o preço de venda da gasolina em 3% e do diesel em 5% nas refinarias. O novo valor já entrou em vigor a partir da meia-noite desta sexta. A previsão é que as mudanças de valores nos postos de combustível sejam sentidas já neste sábado (8) em alguns locais ou, no máximo, na semana que vem.
Em uma pequena nota oficial publicada em seu site, a estatal esclareceu ainda que “os preços da gasolina e do diesel, sobre os quais incide o reajuste anunciado, não incluem os tributos: Cide, PIS/Cofins e ICMS”, diz o comunicado.
O reajuste era esperado pelo mercado e deve dar algum alívio para o caixa da estatal. A decisão de reajustar o preço dos combustíveis havia sido acertada na terça-feira (4) durante reunião do Conselho de Administração, em que participaram membros do governo – como o ministro da Fazenda, Guido Mantega – e da diretoria da empresa.
Economistas alertavam durante o ano para os prejuízos elevados que a empresa tinha porque comprava diesel e gasolina a preços mais altos no mercado internacional e os vendia por valores menores no mercado doméstico.
Este é o primeiro aumento dos combustíveis desde novembro de 2013, quando a gasolina subiu 4% e o diesel 8%. As ações da Petrobras na Bolsa de Valores de São Paulo registravam queda de 2,20% na manhã desta sexta-feira, valendo R$ 13,45. Logo após o anúncio, ainda na noite desta quinta, durante o pós-fechamento da Bolsa de Nova York, nos Estados Unidos, onde a estatal também tem ações, a alta registrada era de 1,58%, custando US$ 10,90.
Deixe um comentário