O Produto Interno Bruto do Brasil teve queda de 1,9% no segundo trimestre de 2015, na comparação com o primeiro trimestre, informou nesta sexta-feira (28) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O indicador mostra que a soma das riquezas produzidas no Brasil nos meses de abril, maio e junho foi R$ 1,428 trilhão e confirma que o País entrou na chamada recessão técnica, quando o PIB cai duas vezes seguidas.
No acumulado do ano, a queda da produção de riqueza brasileira é de 2,1% em comparação com o mesmo período do ano passado. O Produto Interno Bruto do segundo trimestre de 2015 ficou 2,6% abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado. Os dados ainda mostram que os investimentos encolheram 8,1% e o consumo das famílias caiu 2,1% em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, a economia brasileira atingiu, com as taxas divulgadas nesta sexta-feira, o segundo pior trimestre do PIB desde 1996, quando o IBGE iniciou a pesquisa. Se considerar todos os trimestres desde que o instituto passou a medir a taxa, é o pior resultado do Brasil desde o primeiro trimestre de 2009 – quando a produção ficou em 2,2%.
Deixe um comentário