A prefeitura de Taquari no Rio Grande do Sul removeu na tarde de terça-feira (16) a estátua do ex-presidente general Arthur da Costa e Silva, que ficava na Lagoa Armênia, desde 1976. O busto do ditador, que nasceu no município gaúcho, foi levado para um museu.
De acordo com a prefeitura, a divulgação do relatório final da Comissão Nacional Verdade foi decisiva para a retirada da estátua. “Com a divulgação do Relatório, restaram comprovadas as atrocidades cometidas no período da ditadura militar, especialmente naquele período conduzido por Costa e Silva”, divulgou a prefeitura em nota oficial.
Trecho da nota oficial:
Portanto, a administração municipal de Taquari entendeu que não havia razão para manter uma homenagem no maior ponto turístico da cidade, espaço de demonstrações culturais, justamente a quem promoveu um período nebuloso na história do país. Cidadãos de Taquari, inclusive, sofreram as mazelas daquele período.
O busto, portanto, foi retirado e já está junto ao Museu Costa e Silva, existente no município e mantido pela Prefeitura Municipal. Junto com ele, também estará à disposição uma cópia do relatório da Comissão Nacional da Verdade, para que a história seja conhecida na totalidade em que foi possível escrevê-la.
Deixe um comentário