Mundialmente, estima-se que a Economia Criativa é responsável pela geração de US$ 8 trilhões por ano. Um número que tende a crescer, uma vez que a economia criativa cresce com taxas acima da economia tradicional. Em sua primeira edição, o Prêmio Brasil Criativo, iniciativa do ProjectHub, visa a reconhecer projetos e empreendedores que têm contribuído para o setor no País.
Para Lucas Foster, idealizador do prêmio e fundador do ProjectHub, o “Brasil Criativo” é uma ferramenta que visa reconhecer a criatividade brasileira para fomentar a inovação e o desenvolvimento sustentável no Brasil.
A cerimônia de entrega da primeira edição do prêmio aconteceu nesta quarta-feira (3), no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo. Foram premiadas 22 categorias do setor, como museus, artesanato, artes visuais, artes de espetáculo, arquitetura e gastronomia.
Dividido em 5 etapas, o prêmio contou com seleção entre 30 curadores especializados em criatividade, cultura, empreendedorismo e inovação. Entre eles estão pesquisadores, representantes públicos e líderes empresariais e o público em geral.
Segundo Foster, o evento serve para contemplar um desejo coletivo de transformar o futuro. Foram 1029 projetos inscritos, avaliados por um grupo de 30 curadores. “O prêmio explora a essência do povo brasileiro na luta para superar os desafios do século 21”, disse Foster em seu discurso de abertura.
Os vencedores receberam uma quantia de R$ 2.500 em dinheiro, 40 horas de capacitação para aprimorar e fortalecer o empreendimento de cada um e o reconhecimento do Ministério da Cultura.
Além dos premiados, o cineasta Cacá Diegues e o artista plástico Ernesto Neto foram homenageados.
A seguir, fizemos uma seleção de dez dos 22 vencedores da primeira edição. Para a lista completa, acesse o site.
1. Arte Digital – Escola Criativa em Arte e Tecnologia
A EAT é uma escola de Arte & Tecnologia que tem como objetivo a descentralização da cultura e da arte por meio de novas mídias. Por meio de containers, a iniciativa promoverá em cidades do interior do país um circuito de cursos e ações qualificadoras em design, programação, animação 3D, audiovisual e arte digital para jovens e adultos. O objetivo é ampliar o acesso à informação, ajudando no surgimento d enovas mentes criativas pelo Brasil.
2. Artes Visuais – Pimp My Carroça
O Pimp My Carroça é um movimento social, cultural e ambiental que tem como objetivo dar visibilidade aos catadores de materiais recicláveis por meio da arte e da participação coletiva. A proposta é fazer uma reforma estrutural e instalar itens de segurança nas carroças, que depois são pintadas por artistas e grafiteiros. O movimento já realizou ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba e atendeu mais de 170 catadores até então. Uma das ideias do projeto, além da inclusão social, é chamar a atenção das pessoas para a importância da destinação correta dos materiais recicláveis.
3. Games – Can Game
O Can Game é um software e aplicativo desenvolvido pela Life Up para pessoas com autismo. Por meio de atividades lúdicas promove novas experiências educacionais e de tratamento. É uma ferramenta que pode ser utilizada tanto por médicos que acompanham o tratamento de crianças, adolescentes e adultos com autismo a familiares e amigos que ajudam na promoção do desenvolvimento cognitivo social e autonomia social.
4. Gastronomia – SM Sanduíches
A empresa surgiu de um negócio familiar, que passou 10 anos na informalidade, e que após ser passado de “pai para filho” foi submetido por um planejamento estratégico que transformou a pequena fábrica caseira em ramo de alimentação saudável e rede de franquias, que hoje atua em diversos estados do Brasil. A empresa já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais de embalagens. Outra estratégia inovadora da empresa é o espaço “Inova SM”, onde todos os colaboradores podem contribuir para a criação de novos produtos, criar protótipos de embalagens e sugerir melhorias de processos, a empresa acredita no lema “inovação de dentro para fora”. Como resultados, aumentou a venda de 200 produtos por dia para aproximadamente 3 mil unidades e expandiu seu negócio em formato de franquia.
5. Design – Projeto Estrutural Mola
O MOLA é uma espécie de “Lego” destinado à arquitetos e engenheiros. O produto simula o comportamento de estruturas reais. A ideia é estudar e ensinar o comportamento de estruturas arquitetônicas de uma forma mais tátil, já que o usuário pode montar, visualizar e sentir as estruturas com as próprias mãos. O produto foi validade por meio de dissertação de mestrado após dez anos de desenvolvimento. Os resultados mostraram que o comportamento do Mola é muito similar ao de uma estrutura real. Atualmente, o produto é o projeto de maior financiamento coletivo do Brasil. Por meio do Catarse, o produto arrecadou cerca de R$604 mil.
6. Mídia Digital – ProDeaf móvel
A ProDeaf é a primeira plataforma de comunicação entre surdos e ouvintes. Disponível para celulares e tablets, o aplicativo permite falar ou escrever um pequeno texto e tê-lo traduzido para Libras por meio de um avatar 3D. A ProDeaf também é detentora do WebLibras: um aplicativo para sites que faz toda a tradução do conteúdo textual da página para Libras.
7. Mídia Impressa – Luz & Autor em Braile
O projeto de inclusão social incentiva a leitura de textos literários por deficientes visuais, da mesma forma que estimula a criação de suas próprias obras literárias numa Biblioteca Braille que oferece espaço para encontros entre escritores e leitores especiais. Várias ações valorizam os talentos locais, como escritores da cidade, que trocam experiências com seus leitores em vários gêneros literários, eles convivem com diferentes linguagens artísticas.
8. Moda – Casulo Moda Coletiva
A plataforma colaborativa de design e moda incentiva uma nova proposta de consumo. Nela, designers compartilham além de produtos, a proposta de oficinas e eventos que integram setores da economia criativa (música, artes cênicas, gastronomia, artes plásticas, e moda).
9. Museu – Museu do Video Game Itinerante
Criado em 2011, o Museu é o primeiro do tipo mapeado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus. A exposição gratuita percorrerá várias cidades do Brasil em 2015. O acervo conta com mais de 200 consoles dos últimos 42 anos, desde o primeiro fabricado no mundo (Magnavox Odyssey, de 1972) até os atuais. Além disso, os visitantes podem interagir com os mais de 40 consoles de todas as gerações. Até então, o museu já contou com mais de 450 mil visitantes em quatro anos e pretende alcançar mais de um milhão em 2015.
10. Arquitetura – PoliWay Pavimentação Alternativa
O projeto PoliWay é uma alternativa inovadora e ecológica para resolver os problemas da pavimentação. A empresa do Rio Grande do Sul criou um pavimento a partir de polímero reciclado, que ficou cinco vezes mais resistente, além de ser uma alternativa mais econômica e viável.
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