A produção industrial nacional mostrou variação negativa de 0,3% em junho, frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, após acréscimo de 0,6% em maio último. Na série sem ajuste sazonal, no confronto com igual mês do ano anterior, o total da indústria apontou queda de 3,2% em junho de 2015, 16ª taxa negativa consecutiva, mas menos acentuada do que as observadas em abril (-7,9%) e maio (-8,9%). O índice do setor industrial também foi negativo para o acumulado dos seis primeiros meses do ano (-6,3%).
A taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos 12 meses, com o recuo de 5,0% em junho de 2015, assinalou perda menos intensa do que a verificada em maio último (-5,3%) e interrompeu a trajetória descendente iniciada em março de 2014 (2,1%).
Quinze dos 25 ramos pesquisados apontaram queda. Entre os setores, as principais influências negativas foram registradas por máquinas e equipamentos (-7,2%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-12,7%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-2,8%).
Deixe um comentário